Iniciativa em BH reaproveita móveis para montar estantes com livros doados. Ideia pode ser adotada pela Prefeitura de Patrocínio em prédios públicos da cidade


Estantes com livros doados foram instaladas nos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa
— Foto: Seplag-MG / Divulgação

Da Redação da Rede Hoje

Foi lançado nesta terça-feira (8), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o projeto “Livros em Movimento”, uma ação que une incentivo à leitura e sustentabilidade no ambiente de trabalho. A iniciativa, promovida pelas Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), instalou estantes com cerca de 500 livros para empréstimo e doação entre os servidores públicos.

As estantes estão localizadas nos prédios Minas e Gerais e foram construídas a partir do reaproveitamento de móveis da própria Cidade Administrativa, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis. O projeto integra a programação da Semana de Sustentabilidade da Seinfra-MG.

Do total de livros disponibilizados, 330 vieram da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O restante foi arrecadado por meio de doações entre os próprios servidores da Seplag-MG e da Seinfra-MG.

“A implantação de pontos de leitura se torna uma forma de democratizar a cultura nos espaços públicos e facilitar o acesso à literatura”, afirmou Luciana Assunção, diretora central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da Seplag-MG.

A utilização do espaço é simples: qualquer servidor pode doar e pegar livros, desde que as obras sejam de literatura e estejam em bom estado. Após a leitura, o livro pode ser devolvido ou substituído por outro.

A abertura do projeto contou com apresentação da banda Bios, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no Centro de Convivência da Cidade Administrativa. Para a assessora-chefe de Compliance da Seinfra-MG, Luiza Carvalho Tereza, “atitudes simples, como compartilhar livros, podem gerar impactos positivos no ambiente de trabalho e fortalecer a cultura da sustentabilidade”.

Sugestão para Patrocínio

A Rede Hoje propõe que a Prefeitura de Patrocínio adote uma iniciativa semelhante. A ideia é criar alguns pontos de leitura em locais de grande circulação como o Centro Administrativo Municipal, unidades de saúde, CRAS, escolas públicas, terminal rodoviário e repartições diversas.

As estantes podem ser confeccionadas com móveis reaproveitados de secretarias e órgãos públicos, sem custo adicional. A população e os próprios servidores podem doar livros, que ficam disponíveis para empréstimo ou troca, seguindo regras simples: pegou, leu, devolveu — ou deixou outro no lugar.

Além de incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso à literatura, a medida promove sustentabilidade, engajamento social e aproveitamento de recursos já existentes. É uma iniciativa de baixo custo, fácil implementação e grande impacto cultural e educativo para a população de Patrocínio.


Todas as notícias