Após negociações com o clube russo, meia recusa proposta e segue na Raposa; jogador havia manifestado desejo de retornar à Europa.

Fotos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


O meia não assinou o contrato proposto pelo clube russo e seguirá no time mineiro

Da redação da Rede Hoje

O prazo para a conclusão das negociações entre Cruzeiro e Zenit por Matheus Pereira expirou às 18h (horário de Brasília) desta quinta-feira (20). De acordo com apuração do site Central da Toca e do canal Samuca TV, o meia não assinou o contrato proposto pelo clube russo e seguirá no time mineiro.

O camisa 10 do Cruzeiro avaliava a possibilidade de se transferir para o Zenit desde terça-feira (18). O clube aguardava a assinatura do jogador de 28 anos para concluir os trâmites finais e oficializar a venda. Os valores da negociação eram mantidos em sigilo, mas a reportagem apurou que o acordo poderia chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões), incluindo bônus por metas alcançadas.

O Cruzeiro detém 50% dos direitos econômicos de Matheus Pereira, enquanto a outra metade pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. O prazo para a transferência era curto, já que a janela de inscrições na Rússia se encerrou às 17h59 (horário local), seis horas à frente de Brasília.

Enquanto decidia sobre a proposta, Matheus Pereira treinou normalmente na Toca da Raposa II. Na quarta-feira (19), ele foi o centro das atenções durante a atividade aberta à imprensa. Já nesta quinta, o meia participou apenas de parte do treino e foi liberado. Ele também realizou exames médicos em uma clínica de Belo Horizonte, acompanhado do empresário Eduardo Maluf e de um segurança do clube.

A recusa ao Zenit representa um adiamento de um desejo pessoal do jogador. Em entrevista recente, Matheus Pereira havia manifestado o objetivo de retornar ao futebol europeu para ficar mais próximo da família e criar o filho, que está para nascer. "Sempre deixei claro que tinha o desejo de sair. Queria muito criar meu filho na Europa. Infelizmente, não aconteceu", disse o meia após a derrota para o Atlético-MG, em 9 de fevereiro.

Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, emprestado pelo Al-Hilal, e foi comprado definitivamente em junho do ano passado por cerca de 5 milhões de euros (R$ 30 milhões na cotação da época). Desde então, o meia disputou 81 partidas pelo clube, marcando 12 gols e fornecendo 17 assistências. Seu contrato com a Raposa segue válido até junho de 2026.


Todas as notícias