Uso inadequado de lentes de contato aumenta risco de úlcera de córnea em até dez vezes
Oftalmologista explica vantagens, tipos e principais cuidados no uso diário das lentes
Crédito: Imagem de YuliiaKa no Freepik
Da Redação da Rede Hoje
Durante o Setembro Safira, mês de conscientização sobre a saúde ocular, especialistas reforçam a importância dos cuidados no uso de lentes de contato. Embora representem praticidade e ampliem o campo visual, as lentes exigem atenção para não se tornarem um risco à visão.
De acordo com o Dr. André Lopes, oftalmologista do IOBH – Instituto de Olhos de Belo Horizonte, o hábito de dormir com as lentes é um dos principais fatores de risco. “Esse costume aumenta em até dez vezes as chances de desenvolver úlcera de córnea, segundo a Academia Americana de Oftalmologia”, explicou.
O especialista lembra que as lentes podem trazer benefícios estéticos e emocionais, principalmente em pessoas que não se adaptam aos óculos ou que buscam alternativas para harmonizar a aparência. Além disso, a liberdade nos movimentos e a visão periférica ampliada são vantagens para quem pratica atividades físicas.
No mercado, há diferentes modelos indicados para cada necessidade. As lentes gelatinosas atendem a casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, enquanto as rígidas e esclerais são indicadas em situações de córneas irregulares ou cicatrizes.
Dr. André reforça que a higienização e a forma de armazenamento são fundamentais. “As lentes precisam de lubrificação com lágrimas artificiais e devem ser limpas com soluções próprias. O uso além do tempo indicado ou a falta de cuidados pode causar desde ressecamento até complicações graves, como perfurações oculares”, alertou.
Ele também chama a atenção para o aumento da compra de lentes sem acompanhamento médico. “Essa prática é perigosa. Testar lentes é válido, mas somente com orientação profissional, para garantir a segurança e a preservação da visão”, concluiu.