Município está entre os contemplados pelo programa federal Agora Tem Especialistas, que vai destinar 81 profissionais a Minas Gerais

Programa federal selecionou 501 médicos para atuar no SUS em todo o país — Foto: Rafael Nascimento/MS
Da Redação da Rede Hoje

Patrocínio, no Alto Paranaíba, receberá um médico especialista para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de setembro. O município está entre os contemplados pelo programa federal Agora Tem Especialistas, lançado neste ano pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, Minas Gerais contará com 81 profissionais nesta primeira chamada do edital, distribuídos em 27 cidades. Além de Patrocínio, municípios como Bocaiúva (8), Caratinga (7), Francisco Sá (7), Capelinha (6) e Diamantina (5) também receberão reforço na rede pública.

No país, foram selecionados 501 médicos especialistas para atuar em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A região Sudeste concentrará 125 desses profissionais, sendo 27 em São Paulo, 16 no Rio de Janeiro, 1 no Espírito Santo e 81 em Minas.

Segundo o Ministério da Saúde, 67% dos médicos selecionados vão reforçar o atendimento no interior em áreas como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. A expectativa é reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos, além de diminuir a necessidade de deslocamento dos pacientes para centros maiores.

Essa é a primeira vez que o SUS recebe médicos já especialistas por meio de um edital nacional. Os profissionais têm, em média, 12 anos de experiência e passarão por cursos de aprimoramento em 16 áreas. A atuação será em hospitais públicos, policlínicas e centros de diagnóstico.

O programa recebeu 993 inscrições, e 501 médicos iniciam as atividades nesta primeira fase. Outros 400 permanecem em lista de espera para etapas futuras.


Todas as notícias