
Os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC): Ana Valéria de Rezende Cunha como presidente e Lucas Gouvea Chagas como vice-presidente. O cargo de secretário executivo ficará sob responsabilidade de Flávio Arvelos, representante da SMCT. Foto: Divulgação/SMCT
Da Redação da Rede Hoje
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Patrocínio realizou, na quinta-feira (14), reunião para definir ações prioritárias e eleger sua nova Diretoria Executiva. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e contou com a participação de membros titulares e suplentes.
Entre os principais pontos da pauta estiveram a discussão da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a reformulação da Lei de Criação do CMPC, a elaboração de minuta para criação do Fundo Municipal de Cultura, a atualização do Regimento Interno e a consolidação do Plano Municipal de Cultura — etapa obrigatória do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Na eleição da Diretoria Executiva, conduzida pela secretária municipal de Cultura, foram escolhidos Ana Valéria de Rezende Cunha como presidente e Lucas Gouvea Chagas como vice-presidente. O cargo de secretário executivo ficará sob responsabilidade de Flávio Arvelos, representante da SMCT.
Participação estadualPatrocínio foi representado pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha, e pela secretária adjunta Cleide Araújo. Fotos: SMCT
Paralelamente, o município esteve representado no 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que começou em Belo Horizonte no dia 18 de agosto. O evento, considerado um dos principais fóruns de debate sobre políticas públicas para o setor, reuniu 1.920 inscrições de gestores e técnicos de 802 municípios mineiros.
A programação de abertura incluiu a chamada “Palestra Magna”, ministrada pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, com o tema “Correntes artísticas do Século XX: Modernismo, Barroco e Brasilidades”. Entre as autoridades presentes esteve Marcelo Souza e Silva, presidente da CDL Belo Horizonte e do SEBRAE Minas.
Patrocínio foi representado pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha, e pela secretária adjunta Cleide Araújo. A participação insere o município no cenário mais amplo de discussões sobre financiamento, fomento e estratégias para a cultura e o turismo em Minas Gerais.
Além das palestras, o encontro prevê mesas de debates e oficinas que tratam desde a atualização de políticas públicas até a valorização da diversidade cultural, com o objetivo de alinhar os municípios às diretrizes estaduais e federais.