Programa mostra belezas naturais, história e economia da cidade centenária às margens do Rio Paraguai

Por do sol de Cáceres, uma de suas atrações. Foto: reprodução Rede Hoje
Da Redação da Rede Hoje

A Rede Hoje apresenta no programa “Rede Hoje Viagens”, o destino a Cáceres, no Mato Grosso, município centenário que reúne cultura, história e belezas naturais. Localizada às margens do Rio Paraguai, a cidade se destaca pela paisagem ribeirinha, pela importância estratégica do rio para o transporte e a economia local e pela preservação de tradições, gastronomia típica e eventos culturais.

Barcos usados para viagens de turistas vão de simples a modernos, como este
A economia do município é baseada na pecuária, com um dos maiores rebanhos bovinos da região, na extração mineral, no cultivo de teca (Tectona grandis) e na pesca, atividade que também impulsiona o turismo. Entre as atrações estão passeios de barco pelo Rio Paraguai, observação de aves, pôr do sol sobre as águas, o Festival Internacional de Pesca Esportiva e construções históricas que remetem a diferentes períodos.


A cidade foi criada como ponto estratégico na fronteira oeste do Brasil
Fundada em 6 de outubro de 1778 pelo coronel Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, a cidade foi criada como ponto estratégico na fronteira oeste do Brasil, reforçando a presença portuguesa na região. Sua importância nacional aumentou após o Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777 entre Portugal e Espanha, que estabeleceu os limites territoriais e consolidou o papel de Cáceres como entreposto militar e comercial. Atualmente, mantém relevância econômica e turística no Pantanal mato-grossense.


Veja o vídeo






Todas as notícias