Polícia Militar realiza buscas por suspeito após disparo de arma de fogo e agressão em empresa no bairro São Benedito

Vereador Ricardo Balila em seu gabinete na Câmara Municipal de Patrocinio. Legenda: Foto: arquivo Rede Hoje

Da Redação da Rede Hoje

O vereador Ricardo Balila foi alvo de uma tentativa de homicídio no início da noite desta quarta-feira (13/08), no bairro São Benedito, em Patrocínio. Segundo a Polícia Militar, o suspeito, apontado como ex-sócio do parlamentar, teria ido até a empresa de Balila para tratar de um suposto desacordo comercial. A conversa rapidamente se transformou em discussão, momento em que o homem sacou uma arma e disparou contra o vereador.

O tiro atingiu de raspão a cabeça da vítima. Balila foi socorrido e levado ao Hospital Santa Casa, onde recebeu atendimento e permanece fora de perigo, com previsão de alta ainda nesta noite. Após o crime, o autor fugiu em um Jeep Compass.

De acordo com relato do vereador à Polícia Militar, ele havia comprado o estabelecimento do autor, com quem ainda possuía pendências financeiras. Durante a conversa, o homem efetuou um disparo que atingiu a parede lateral do escritório e arremessou uma cadeira contra ele, evadindo em seguida. No momento dos fatos, havia outras pessoas no local, que confirmaram ter presenciado o disparo e a fuga.

A vítima sofreu um corte na cabeça e escoriações. Equipes da Polícia Militar realizam diligências e rastreamentos na cidade e na região para localizar o suspeito. A perícia técnica foi acionada e prossegue com os levantamentos.

Segundo as informações iniciais, o caso não possui relação com a atividade política do vereador, tratando-se de um desacerto de natureza comercial entre as partes. A Polícia Militar solicita que qualquer informação que possa levar à localização do autor seja repassada pelo telefone de emergência 190.

Marca do tiro disparado. Foto: PMMG

Nota da Câmara Municipal

"A Câmara Municipal de Patrocínio manifesta seu mais profundo e veemente repúdio ao atentado sofrido pelo Vereador Ricardo Antoni Rodrigues, vulgo “Balila”, ocorrido nesta data. 

A violência, em qualquer forma, é absolutamente incompatível com os princípios do Estado Democrático de Direito, que promove o diálogo, o respeito e a convivência pacífica como bases para a resolução de conflitos. 

Expressamos nossa irrestrita solidariedade ao Vereador Ricardo Antoni Rodrigues, sua família e seus colaboradores, neste momento de consternação. 

Confiamos plenamente que as autoridades competentes conduzirão uma investigação célere, rigorosa e imparcial para esclarecer os fatos, identificar os responsáveis e assegurar que a justiça seja feita com a devida punição.

A Câmara Municipal de Patrocínio reafirma seu compromisso inabalável com a defesa da democracia, da segurança de seus representantes e do bem-estar de todos os cidadãos. Continuaremos firmes na promoção de uma sociedade pautada pela paz, pela justiça e pelo respeito mútuo.

Nikolas Elias

Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio/MG

Nota da PM enviada à imprensa:
Na noite de quarta-feira, 13 de agosto de 2025, por volta das 18h46min, a Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio em uma revendedora de veículos localizada na área urbana de Patrocínio.

Segundo relato da vítima, comprou o estabelecimento do autor, um homem de 46 anos, com o qual ainda possuía pendências financeiras, sendo que o autor compareceu ao local para negociação e, durante a conversa, sacou uma arma de fogo, efetuando um disparo que atingiu a parede lateral do escritório. Em seguida, o autor arremessou uma cadeira contra a vítima, evadindo em seguida.

A vítima sofreu um corte na cabeça e escoriações, sendo socorrida para atendimento médico no hospital. No momento dos fatos, havia outras pessoas no local, que confirmaram ter presenciado o disparo e a fuga do autor em um veículo utilitário.

Equipes da Polícia Militar realizaram diligências e rastreamentos em diversos endereços, porém, até o momento, o autor não foi localizado. A perícia técnica foi acionada e prossegue com os levantamentos.

A princípio, as informações colhidas no local indicam que o fato não possui relação com a atividade política da vítima, tratando-se de um desacerto de natureza comercial entre as partes.

A Polícia Militar mantém as buscas e reforça seu compromisso com a preservação da vida, a ordem pública e a pronta resposta a crimes violentos, ressaltando a importância da colaboração da comunidade, solicitando que qualquer informação que possa levar à localização do autor seja repassada imediatamente pelo telefone de emergência 190.

Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM 


Todas as notícias