De janeiro a julho, mais de 3.900 processos foram analisados e quase mil alvarás emitidos; pasta atua no planejamento e gestão urbana do município

Vista área do centro de Patrocínio. Foto: reprodução video/ Partiubr
Da Redação da Rede Hoje

De janeiro a julho de 2025, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Patrocínio analisou 3.903 processos e emitiu 983 alvarás e habite-se, além de 1.900 outros documentos. No mesmo período, foram analisados 1.637 ITBIs, com liberação de 1.038 processos, contribuindo para a agilidade nas transações imobiliárias.

O setor registrou 3.978 novos requerimentos e anexos, realizou 6.028 análises de alvarás de funcionamento (ISS) e respondeu 708 manifestações da Ouvidoria. Também foram expedidas 1.434 notificações, reforçando o acompanhamento e o cumprimento das normas urbanísticas.

Em julho, a pasta analisou 565 processos, emitiu 140 alvarás e habite-se, avaliou 232 ITBIs e atendeu 84 demandas da Ouvidoria.

A Secretaria de Urbanismo de Patrocínio é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão urbana do município. Entre suas atribuições estão a elaboração e atualização do Plano Diretor, coordenação de projetos de infraestrutura, fiscalização de obras e edificações, gestão do uso e ocupação do solo e promoção de práticas de desenvolvimento sustentável.

A pasta também conduz ações de regularização de imóveis por meio de programas como o REPURB, monitora atividades urbanas para garantir o cumprimento das leis municipais e gerencia obras públicas desde a concepção até a entrega.


Todas as notícias