Bombeiros, Defesa Civil e o Governo Municipal reforçam orientações para prevenir ocorrências durante a seca


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu o combate a um incêndio em vegetação na região do Pântano, que teve início há dois dias e queimou cerca de 540 hectaresFoto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Da Redação da Rede Hoje

O período de estiagem eleva o risco de queimadas e incêndios, que podem causar danos ao meio ambiente, à saúde da população e ao patrimônio. Além de destruir a vegetação e a fauna, a fumaça agrava problemas respiratórios, prejudica a visibilidade nas estradas e compromete a qualidade do ar, afetando especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Provocar queimadas, mesmo em pequenas proporções, é crime previsto em lei, sujeito a multas e sanções. A prática pode ocorrer por descuidos, como queimar lixo, limpar terrenos com fogo ou descartar pontas de cigarro acesas, situações que podem resultar em incêndios de grandes proporções.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu o combate a um incêndio em vegetação na região do Pântano, que teve início há dois dias e queimou cerca de 540 hectares, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP). As equipes atuaram em conjunto com 20 funcionários das fazendas atingidas, utilizando técnicas de combate indireto, como aceiros emergenciais e contrafogo, além do combate direto às chamas. Com o uso de caminhões-pipa e máquinas das propriedades, foi possível extinguir a frente principal do incêndio e impedir a propagação das chamas.

Apesar de ainda haver focos de fumaça em áreas de brejo, o fogo está totalmente contido e não há risco de avanço. Os funcionários da fazenda foram orientados a monitorar a área e acionar o CBMMG em caso de reignição.

Em Patrocínio, o Corpo de Bombeiros e o Governo Municipal orientam para que não se utilize o fogo na limpeza de áreas, mantendo terrenos e quintais limpos de forma segura. Em caso de fumaça ou incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

Segundo as autoridades, a prevenção é a maneira mais eficaz de proteger vidas, preservar o meio ambiente e garantir a segurança da população durante o período de seca.


Todas as notícias