
Adriano Maximiano do IEPHA, recebido pela secretária de Cultura e Turismo, Ana Valéria Cunha e pela secretária adjunta Cleide Ribeiro; e pelo coordenador de Patrimônio, Luiz Prado na Cafeteria Dulcerrado. — Foto: Divulgação/SCT
O diretor de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Adriano Maximiano, esteve em Patrocínio na última quinta-feira (25). A visita incluiu uma agenda institucional voltada à preservação do patrimônio e ao fortalecimento de políticas culturais no município.
Representando também o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o diretor foi recebido pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria Cunha; pela secretária adjunta Cleide Ribeiro; e pelo coordenador de Patrimônio, Luiz Prado. O encontro aconteceu na Cafeteria Dulcerrado.
Durante a visita, Adriano Maximiano realizou uma vistoria técnica ao Museu Professor Hugo Machado da Silveira, um dos principais pontos de memória da cidade. Na ocasião, ele apresentou informações sobre editais abertos pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), que somam R$ 22,5 milhões destinados a projetos culturais em Minas Gerais.
Adriano Maximiano visitou o Museu Professor Hugo Machado da Silveira, acompanhado da secretária de Cultura e Turismo de Patrocínio e da sectária adjunta — Foto: Divulgação/SCT
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Patrocínio manifestou interesse em inscrever o município no edital “Restaura Minas”, voltado à restauração de bens culturais, com foco na preservação do acervo do museu local.
A visita do diretor faz parte de um esforço do IEPHA para acompanhar de perto as ações culturais nos municípios e incentivar a adesão aos programas estaduais de financiamento.