
O prefeito Gustavo Brasileiro recebeu nesta segunda, uma equipe da Caixa Federal para formalizar o programa Residencial Viva Brumado . (Foto: Divulgação/Prefeitura de Patrocínio)
Da Redação da Rede Hoje
Com início marcado para esta quinta-feira (25), a Prefeitura de Patrocínio lança cinco programas habitacionais como parte do esforço para reduzir o déficit habitacional estimado em mais de 6 mil moradias no município. A primeira etapa será a construção de 144 casas no Residencial Viva Brumado — Faixa 2, com entrega prevista até dezembro de 2026. O contrato da obra foi assinado nesta segunda-feira (21) com a Caixa Econômica Federal.
As unidades do Viva Brumado são destinadas a famílias com renda entre R$ 2.640 e R$ 4.400, dentro da Faixa 2 do Programa Habitacional Viver Bem. Segundo o prefeito, a ausência de programas nos últimos anos agravou o déficit habitacional e elevou os preços dos aluguéis. “Patrocínio ficou muito tempo sem programas habitacionais. Com isso, o aluguel subiu demais. A expectativa é que essas construções melhorem esse cenário e ofereçam moradia digna para quem mais precisa”, afirmou.
Além do Viva Brumado, serão lançados outros quatro conjuntos habitacionais:
-
Viva Jardins (Jardim Sul): 444 unidades — Faixa 1
-
Viva Serra Negra: 280 unidades — Faixa 1
-
Viva Morada do Sol: 300 unidades — Faixa 3 e 228 unidades — Faixa 2
-
Santo Antônio: 300 unidades — Faixa 1
Com isso, o total de unidades previstas chega a 1.768, distribuídas da seguinte forma:
-
Faixa 1: 724 unidades
-
Faixa 2: 744 unidades
-
Faixa 3: 300 unidades
A Prefeitura pretende formalizar ainda este ano todos os contratos junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal para viabilizar o início das obras nos demais bairros.
Além de combater o déficit habitacional, o programa também deve gerar empregos e movimentar a economia local, especialmente no setor da construção civil.