
Preta Gil lutava contra um câncer há dois anos. Foto: Preta Gil/Instagram
Da Redação da Rede Hoje
A cantora e empresária Preta Maria Gadelha Gil Moreira morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque (EUA). Ela tratava um câncer no intestino diagnosticado no início de 2023. A família confirmou a morte por meio de uma nota divulgada nas redes sociais.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, informou o comunicado assinado pela família e publicado no perfil de Gilberto Gil, pai da artista.
Preta Gil estava nos Estados Unidos desde maio, onde continuava o tratamento contra o câncer. Ela havia informado publicamente o diagnóstico em janeiro de 2023, quando revelou ter um adenocarcinoma na porção final do intestino.
A doença a afastou de compromissos profissionais, como o Bloco da Preta, que não saiu no carnaval daquele ano. Em relato nas redes sociais, Preta contou que havia sido internada por conta de desconfortos e, após exames, recebeu o diagnóstico.
Preta Gil lutava contra um câncer há dois anos. Foto: Preta Gil/Instagram
Nascida no Rio de Janeiro, Preta era filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha. Ela faria 51 anos em 8 de agosto. Deixa um filho, Francisco Gil.
Lançou o primeiro disco em 2003, intitulado Prêt-à-Porter. O álbum gerou repercussão à época por sua capa, onde aparecia nua, coberta por fitas do Senhor do Bonfim. Ao longo da carreira, lançou quatro discos e fez turnês pelo país, com destaque para sua presença nos carnavais de rua.
Também neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da artista por meio das redes sociais. Em mensagem, disse que Preta era “extremamente querida e admirada” e que “os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”. Lula informou ainda que telefonou para Gilberto Gil para prestar condolências.
A família ainda não divulgou data nem local do sepultamento.