Anúncio foi feito depois de Audiência Publica na manha desta sexta em Patrocínio; Obras terão início em agosto e vão melhorar a segurança e o escoamento da produção agrícola e mineral da região


Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Patrocínio debateu as condições da MG-230. Fotos: Ramon Bitencourt

Da Redação da Rede Hoje

Uma importante rodovia de integração regional do Alto Paranaíba vai ser totalmente reformada. A MG-230, que liga Patrocínio ao município de Serra do Salitre, será reconstruída. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), durante audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na Câmara Municipal de Patrocínio.

A audiência foi solicitada pela deputada Maria Clara Marra (PSDB), após articulação do vereador Emerson Caixeta, que conseguiu viabilizar a realização do evento. “A partir daí, foi realizada hoje, então, e o Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, já deu a notícia boa: a partir de agosto teremos máquina na Rodovia MG-230, coisa que teríamos só em 2026, e sei lá se iria sair”, afirmou Emerson Caixeta, destacando a importância do esforço conjunto com a deputada.



Antes do debate
, Maria Clara Marra vistoriou pessoalmente as más condições da estrada. Ela esteve acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno Barros de Souza, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rodrigo Tavares.

No passado, a MG-230 era utilizada principalmente para ligar Patrocínio a comunidades rurais como Tejuco, São Benedito e Salitre de Minas, além de integrar a rota para Belo Horizonte. Com a transformação econômica da região, a rodovia passou a suportar um trânsito pesado, sobretudo devido à instalação de grandes mineradoras, como a Mosaic e a Eurochem, e ao escoamento da produção agrícola.

Atualmente, os 27 km entre Patrocínio e o distrito de Salitre de Minas estão degradados, com buracos, ausência de acostamento e falhas na sinalização, o que compromete a segurança dos motoristas.

"A estrada já não suporta mais operações paliativas como a tapa-buraco. Pessoas estão sendo afetadas, vidas estão sendo ceifadas pelas más condições em que se encontra essa rodovia. Estamos falando de uma região que aglutina cidades exportadoras de grãos, minério e café", afirmou a deputada Maria Clara Marra.

Segundo Rodrigo Tavares, as obras de recuperação terão início em agosto. O trecho entre Patrocínio e Salitre de Minas passará por remoção completa do asfalto, com fresagem e nova pavimentação. A previsão é que essa etapa, com investimento de R$ 15 milhões, seja concluída até o final deste ano.


A audiência foi solicitada pela deputada Maria Clara Marra (PSDB), após articulação do vereador Emerson Caixeta.
Foto: Rede Hoje


Já o trecho entre Salitre de Minas e Serra do Salitre receberá duas novas intersecções e uma terceira faixa, para facilitar o trânsito de caminhões pesados na subida da serra. As obras devem ser licitadas ainda em 2025 e iniciadas em 2026.

O secretário Pedro Bruno explicou que a realização das obras foi viabilizada pela recuperação da capacidade de investimento do Governo de Minas. De acordo com ele, os recursos destinados à manutenção de estradas no estado subiram de R$ 76 milhões em 2019 para R$ 2 bilhões em 2024.

O anúncio das obras foi comemorado por parlamentares da ALMG e lideranças políticas da região. O deputado Bosco (Cidadania) destacou a relevância estratégica da rodovia: “Essa estrada é um corredor de escoamento da produção agrícola da região e vai ficar ainda mais movimentada, com a chegada da Eurochem.”


Deputada Maria Clara Marra liderou a mobilização para garantir a realização das obras.


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