Evento realizado pela 65ª Subseção da OAB de Patrocínio e reuniu profissionais de destaque nacional e discutiu temas atuais do Direito do Trabalho e Previdenciário

Debates no seminário abordaram desafios atuais do Direito do Trabalho e Previdenciário, reunindo advogados, estudantes e especialistas no UNICERP Foto: Ascom | OAB

Da
Redação da Rede Hoje

A 65ª Subseção da OAB de Patrocínio realizou, nos dias 14 e 15 de maio, o I Seminário Jurídico Trabalho e Previdência 2025. O evento, promovido com apoio da Seccional da OAB-MG e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG), por meio das Comissões de Direito Trabalhista e Previdenciário, ocorreu no Auditório I do UNICERP – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

Marcelo Furtado, 65ª Subseção da OAB de Patrocínio 

Durante dois dias, advogados, empresários, estudantes e membros da comunidade participaram de uma programação dedicada à atualização profissional e ao aprofundamento de temas atuais e complexos nas áreas do Direito do Trabalho e Previdenciário.

A presença expressiva do público nos deixou satisfeitos por termos cumprido nosso objetivo”, avaliou Nayara Dornelas, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Patrocínio.

Entre os temas debatidos estiveram “Saúde e bem-estar no trabalho”, com a médica psiquiatra Bruna Brandão Veloso, coordenadora da Unidade Hospitalar de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio-MG; “Trabalho escravo contemporâneo”, apresentado pela doutora em Direito e Criminologia Márcia Leonora Orlandini; e “Terceirização e pejotização”, tratado pelo advogado Flávio Carvalho Monteiro de Andrade.

O seminário também promoveu uma mesa-redonda sobre “Flexibilização e inovação no trabalho: home office, jornada flexível e novos modelos”. Participaram do debate a doutora em Direito do Trabalho Graciane Saliba; o especialista Mário Lúcio Campos de Almeida; Ernani Pereira de Resende, assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais e Agricultores Familiares de Patrocínio-MG; e Fernanda Oliveira Malagoli, assessora jurídica do Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio-MG. Ambos são conciliadores do NINTER (Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista Rural de Patrocínio).


Na área previdenciária, o evento discutiu os desafios práticos da atuação profissional. Sandro Lucena Rosa, assessor de ministro no Tribunal Superior do Trabalho (TST), abordou o tema “Recurso de revista em matéria acidentária: principais questões envolvendo benefícios previdenciários”.

Patrícia Arantes de Paiva Medeiros, diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira, falou sobre os “Aspectos trabalhistas e previdenciários do contrato de safrista”. Lucas Costa, especialista em Direito Previdenciário e ex-conselheiro do CRPS, tratou de “Quando compensa utilizar o recurso administrativo no Regime Geral de Previdência Social”. O advogado João Badari, diretor do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), apresentou as “Estratégias para uma defesa eficaz” com foco nos bastidores das grandes decisões.

A linguagem adotada permitiu que tanto advogados quanto estudantes aproveitassem o conteúdo. O evento foi muito produtivo”, avaliou Sandro Lucena.

O seminário contou ainda com a presença de representantes da OAB/MG, como Cássia Hatem, secretária adjunta da Seccional e presidente da AMAT; Marcos Britto, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MG; e Angélica Ferreira, assessora do presidente da OAB/MG para o Triângulo e Alto Paranaíba.

Segundo Angélica Ferreira, a proposta foi mostrar à comunidade a importância do conhecimento técnico para a proteção dos direitos após anos de trabalho, destacando a conexão entre os temas de trabalho e previdência.



Todas as notícias