Mais de 9 milhões de beneficiários poderão confirmar se autorizaram ou não as cobranças feitas por associações entre março de 2020 e março de 2025
Aplicativo Meu INSS é o único canal oficial para notificação sobre descontos. — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Da redação da Rede Hoje
A partir desta terça-feira (13), aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações começarão a receber notificações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o órgão, cerca de 9 milhões de beneficiários serão informados sobre os valores descontados e os nomes das entidades responsáveis.
Os beneficiários notificados deverão indicar se autorizaram ou não o desconto já na quarta-feira (14). Caso informem que não autorizaram, poderão solicitar o reembolso dos valores na mesma data.
O ressarcimento será feito para prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025. Assim que o aposentado ou pensionista indicar que não autorizou o desconto, o INSS acionará a associação responsável, que terá 15 dias úteis para fazer o pagamento e apresentar a documentação. Caso contrário, será acionada judicialmente. O beneficiário não precisa apresentar documentos.
O INSS alerta que não haverá contato por telefone, SMS ou qualquer outro meio que não seja o aplicativo Meu INSS. A recomendação é que os beneficiários acessem o app para garantir que as notificações apareçam automaticamente. Em caso de dúvidas, é possível ligar para a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
📲 Acesse o Meu INSS para verificar se você foi notificado e conferir os detalhes da cobrança.
Com informações do INSS e Agência Gov