Equipe de Montes Claros assume a liderança do triangular final e aguarda definição do acesso; Patrocinense contesta episódio do gol e tratamento recebido em Montes Claros


O North Esporte Clube comemora o primeiro gol — Fotos: reprodução FMF TV
Da Redação da Rede Hoje

O North Esporte Clube venceu o Patrocinense por 2 a 1 na neste sábado (19), no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, pela quinta rodada do triangular final do Campeonato Mineiro Módulo II. Com o resultado, a equipe do Norte de Minas chegou a 8 pontos e assumiu a liderança do Grupo D. Agora, aguarda o desfecho da última rodada entre Patrocinense e Democrata para saber se garante o acesso à elite estadual.

O jogo, no entanto, foi marcado por polêmicas dentro e fora de campo. O primeiro gol do North, marcado por Rodrigo Fumaça, gerou grande insatisfação da equipe visitante. O lance ocorreu após um apito vindo das arquibancadas — o que confundiu a defesa do Patrocinense, que parou esperando interrupção do árbitro. O atacante do North aproveitou, seguiu na jogada e marcou. O gol foi validado pelo árbitro Paulo César Zanovelli (FIFA), apesar da revolta dos jogadores e da diretoria grená, presente ao estádio.

A insatisfação do Patrocinense também se estendeu ao tratamento recebido em Montes Claros. Segundo a diretoria do clube, o North não permitiu a entrada de torcedores visitantes, desrespeitando norma legal. Já na quinta-feira, o clube mandante havia informado que todos os ingressos foram vendidos exclusivamente para a torcida local, impedindo o acesso de visitantes. A diretoria do CAP afirmou que a atitude foi contrária ao espírito esportivo e ao que o próprio North encontrou quando jogou em Patrocínio.

O lance ocorreu após um apito vindo das arquibancadas — o que confundiu a defesa do Patrocinense, que parou esperando interrupção do árbitro

O presidente do Patrocinense, Fúlvio Eduardo Barbosa, confirmou que o clube já formalizou uma reclamação junto à Federação Mineira de Futebol e apresentará documento oficial contestando os acontecimentos. Segundo ele, “não se trata da derrota em si, nem da eliminação, mas da forma como o clube foi prejudicado no Norte de Minas”.

Em campo, o Patrocinense voltou a apresentar um futebol abaixo do esperado, como em toda a fase final. O time segue sem pontuar no triangular e está matematicamente eliminado, mas será protagonista da última rodada ao receber o Democrata no próximo domingo (27), às 10h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento. Caso o Democrata vença por dois gols de diferença ou mais, sobe. Se empatar ou vencer por apenas 1 a 0, o North garante o acesso.

URT sobe para elite com resultado do rival

Situação curiosa também ocorreu pelo Grupo C do triangular final. A URT, de Patos de Minas, torcia fervorosamente pelo arquirrival Mamoré — e os jogadores do Esmeraldino, mesmo eliminados, corresponderam. O adversário era o Ipatinga, que precisava vencer para seguir com chances de acesso. Mas o Mamoré segurou o empate por 0 a 0, garantindo, assim, o acesso da URT com uma rodada de antecedência. Com nove pontos, o Trovão Azul já não pode mais ser alcançado. A cena inusitada envolveu até torcedores do Mamoré, que, em parte, torceram contra o próprio time para evitar favorecer o rival — mas viram os jogadores fazerem justamente o contrário e provocarem a festa dos torcedores da URT, mesmo sem o time entrar em campo.

FICHA TÉCNICA


North E.C. 2 × 1 C.A. Patrocinense

Data: 19 de julho de 2025 (sábado)
Local: Estádio José Maria Melo, Montes Claros (MG)
Rodada: 5ª rodada – Triangular Final – Módulo II – Campeonato Mineiro

North E.C.: Rafinha; Kellyton, Mateusinho (Renato, 46’ 1ºT), Jamerson (Feliphe, 34’ 2ºT), Ulisses; Leandro (C), Elivelton, Luiz Thiago (Brinquedo, intervalo); Anderson Portela, Rafael Magrão, Rodrigo Fumaça (Wandinho, 26’ 2ºT).
Técnico: [Nome não informado]

C.A. Patrocinense: Adilson (C); Canário (Lopes, 11’ 2ºT), Wagner (Leonardo Teles, 32’ 2ºT), Ronaldo Santos, Matheus; Vieira, Luizão (Rikelmmer, 32’ 1ºT), Cesar de (Weslley, 11’ 2ºT); Guarujá, José Lucas, Luiz Paulo (Maikinho, 32’ 2ºT).
Técnico: Vitor Bill

Arbitragem:

  • Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA)

  • Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF), Marconi Helbert Vieira (CBF)

  • Quarto Árbitro: Alexander Medeiros Xavier (FMF)

  • Gols:

    • North: Rodrigo Fumaça (7’ 2ºT), Renato (10’ 2ºT)

    • Patrocinense: Maikinho (49’ 2ºT)

    Cartões Amarelos:

    • North: Rodrigo Fumaça (11’ 2ºT), Kellyton (15’ 2ºT)

    • Patrocinense: José Lucas (45+4’ 1ºT), Guarujá (28’ 2ºT), Ronaldo Santos (33’ 2ºT)

Público e Renda: Não informado


Todas as notícias