Arqueiros se destacam por marcas opostas antes do confronto deste domingo no Mineirão: Cássio entre os que mais defendem no Brasileirão, e Everson sem sofrer gols do rival há mais de um ano.

Cássio e Everson são os protagonistas no primeiro clássico mineiro do Brasileirão 2025 (Montagem / Fotos: Gustavo Aleixo - Cruzeiro / Pedro Souza - Atlético)

Da redação da Rede Hoje

O clássico entre Cruzeiro e Atlético, neste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente dois goleiros em destaque: Cássio e Everson.

Contratado recentemente pela Raposa, Cássio vive bom momento na Série A, com 31 defesas em seis rodadas, sendo 22 delas dentro da área. É o segundo goleiro com mais intervenções na competição, atrás apenas de Lucas Arcanjo, do Vitória. O camisa 1 celeste ainda defendeu um pênalti contra o Mirassol, cobrado por Reinaldo.

Apesar da boa fase atual, o clássico é também um teste para Cássio, que teve desempenho irregular no último confronto com o Atlético, pelo Campeonato Mineiro. Naquela ocasião, falhou no primeiro gol de Hulk, mas impediu Cuello de ampliar o placar em uma defesa decisiva. Depois, sofreu outro gol de pênalti, novamente de Hulk.

Já Everson chega ao duelo com um histórico positivo contra o Cruzeiro. O goleiro do Galo não sofre gols do rival desde a final do Mineiro deste ano, em 7 de abril, quando Mateus Vital marcou o único tento da Raposa na derrota por 3 a 1.

Nos dois clássicos do Brasileirão de 2024, Everson foi destaque. Na vitória por 3 a 0 no primeiro turno, e no empate sem gols no segundo, fez defesa importante em finalização de Arthur Gomes aos 42 do segundo tempo. Também brilhou em amistoso válido pela FC Series, ao impedir gols de Gabigol em pelo menos duas oportunidades.

No encontro mais recente, pela fase classificatória do Mineiro 2025, Everson voltou a parar Gabigol em sua única chance antes da expulsão do atacante. Com um a mais, o Atlético venceu por 2 a 0, com dois gols de Hulk.

Neste domingo, os dois goleiros voltam a ser protagonistas, em um duelo que promete ser decisivo no primeiro clássico mineiro do Brasileirão 2025.


Atlético x Cruzeiro é o 4º clássico mais faltoso do Brasil e supera gigantes da Europa


Torcedores podem esperar mais uma partida pegada entre os times (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, marcado para este domingo (18), às 20h30, no Mineirão, não carrega apenas o peso da rivalidade centenária e da disputa por posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Também é, estatisticamente, um dos duelos mais pegados do país.

Levantamento feito pelo portal Bolavip Brasil aponta que o confronto mineiro é o 4º clássico mais faltoso do futebol brasileiro desde 2015, com média de 32,8 faltas por jogo. Apenas Palmeiras x Santos (33,6), Fluminense x Botafogo (33,3) e Flamengo x Vasco (33,1) aparecem à frente.

O estudo analisou os principais clássicos regionais entre clubes da Série A nesta temporada, além de compará-los com rivais históricos do futebol mundial. Entre os 10 clássicos internacionais avaliados, apenas o Superclásico argentino entre Boca Juniors e River Plate, com 34,8 infrações por partida, superou o Atlético x Cruzeiro em número de faltas.

Clássico quente, mesmo em tempos de crise

Nem mesmo a recente passagem do Cruzeiro pela Série B diminuiu a intensidade do confronto mineiro. O clima segue tenso dentro de campo. Em 2023, por exemplo, os dois duelos pelo Brasileirão somaram juntos 63 faltas: 32 no primeiro turno e 31 no segundo.

Com isso, o clássico de Minas Gerais superou rivais de peso do futebol europeu, como:

  • Barcelona x Real Madrid – 26,4 faltas/jogo

  • Internazionale x Milan – 26 faltas/jogo

  • Manchester United x Liverpool – 22 faltas/jogo

  • Bayern de Munique x Borussia Dortmund – 20,8 faltas/jogo

Top 5 dos clássicos mais faltosos no Brasil (2015–2024):

  1. Palmeiras x Santos – 33,6 faltas/jogo

  2. Fluminense x Botafogo – 33,3 faltas/jogo

  3. Flamengo x Vasco – 33,1 faltas/jogo

  4. Atlético x Cruzeiro – 32,8 faltas/jogo

  5. Bahia x Vitória – 32,7 faltas/jogo

Com rivalidade intensa e promessa de estádio lotado, o clássico deste domingo tende a seguir o histórico de marcação forte e muitos duelos físicos.


Cruzeiro busca manter 100% de aproveitamento em casa


O Cruzeiro entra em campo e busca manter os 100% de aproveitamento como mandante na competição. Até o momento, o time comandado por Leonardo Jardim venceu todos os quatro jogos disputados em casa. Caso vença novamente, o Cruzeiro pode se isolar como o único clube das Séries A e B com 100% de aproveitamento como mandante — desempenho que atualmente divide com o Remo, da Série B.

Além da invencibilidade no Mineirão, a Raposa tenta assumir a liderança entre os ataques mais produtivos da Série A. Com 13 gols em oito jogos, o Cruzeiro está empatado com o Mirassol na vice-liderança do ranking ofensivo, atrás apenas do Flamengo, que marcou 17 vezes.

As duas derrotas do Cruzeiro no campeonato ocorreram fora de casa, contra Internacional e Bragantino, partidas em que a equipe não marcou gols. Já na rodada anterior, o time se recuperou com uma goleada por 4 a 0 sobre o Sport, também como visitante.

Até a paralisação do calendário nacional para o Super Mundial de Clubes da Fifa, em junho, o Cruzeiro ainda enfrentará Fortaleza, Palmeiras e Vitória, além do clássico mineiro deste fim de semana.

O Flamengo, principal concorrente no ataque mais eficiente do campeonato, tem pela frente confrontos contra Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Sport antes da pausa.

Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge. O Cruzeiro vem de três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro

Atlético perde Cuello para o clássico; Cuca busca vitória para se aproximar do G-4


Atacante Cuello desfalca o Atlético no clássico mineiro (Foto: Pedro Souza / Atlético)

O Atlético terá um desfalque importante no clássico contra o Cruzeiro, neste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Cristian Cuello está suspenso por acúmulo de cartões amarelos e não enfrenta a Raposa.

Sem o argentino, o técnico Cuca avalia alternativas para o setor ofensivo. A principal opção é Junior Santos, que voltou de lesão recentemente e foi titular nas últimas partidas, incluindo os 90 minutos diante do Caracas, pela Copa Sul-Americana. Com ele, o time manteria a estrutura tática no 4-3-3.

Outra possibilidade é a entrada do jovem João Marcelo, atacante contratado junto ao Guarani. Ele participou de sete jogos na temporada e marcou um gol. A comissão técnica também cogita uma mudança de esquema, reforçando o meio de campo. Nesse caso, Igor Gomes ou Bernard podem ser titulares, como aconteceu diante do Maringá, na Copa do Brasil.

Cuca comanda o Atlético contra o Cruzeiro como técnico do Atlético. (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Cuca fará seu 12º clássico contra o Cruzeiro como técnico do Atlético. Até aqui, são três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Entre os confrontos mais lembrados, estão a goleada sofrida por 6 a 1, em 2011, e a vitória por 3 a 0 no jogo de ida da final do Mineiro de 2013.

O treinador reencontrou o rival pela primeira vez em 2012, vencendo por 3 a 2. Em 2013, voltou a superar a Raposa por 1 a 0. Em seu retorno ao clube, em 2021, perdeu o clássico por 1 a 0, em partida realizada sem torcida por conta da pandemia. Já em 2024, Cuca soma um empate sem gols na FC Series e uma vitória por 2 a 0, com dois gols de Hulk.

Caso conquiste mais um triunfo neste domingo, Cuca empata o número de vitórias e derrotas em clássicos no comando alvinegro e ainda coloca o Galo a um ponto do Cruzeiro, atual quarto colocado da Série A.

Além da baixa de Cuello, o Atlético pode ter o retorno do lateral-esquerdo Guilherme Arana, em fase final de recuperação física.

Provável escalação do Atlético:
Everson; Saravia, Lyanco, Junior Alonso e Arana; Alan Franco (ou Vera), Rubens e Gustavo Scarpa; Rony, Hulk e Junior Santos.

Fonte: Hoje Em Dia


Todas as notícias