Eventos reuniram centenas de pessoas em ações educativas, artísticas e ambientais no Museu Prof. Hugo Machado da Silveira; já no dia 9 de outubro, o Museu será novamente palco de celebrações culturais com a 5ª Noite Patrocinense do Museu terá como destaque uma homenagem à escritora mineira Adélia Prado


Estima-se que cerca de 450 pessoas participaram da programação, incluindo estudantes, professores, autoridades e a comunidade em geral. Foto: Divulgação/Prefeitura de Patrocínio


Da Redação da Rede Hoje

A cidade de Patrocínio viveu dias de intensa programação cultural no Museu Professor Hugo Machado da Silveira. Entre 22 e 26 de setembro, o espaço sediou a 19ª Primavera dos Museus, com atividades voltadas às mudanças climáticas e preservação ambiental. E já em outubro, será a vez da poesia ganhar protagonismo, com a realização da 5ª Noite Patrocinense do Museu, que neste ano prestará homenagem à poetisa Adélia Prado, dentro da 13ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas.

A Primavera dos Museus contou com palestras, visitas guiadas e a exposição “O Cerrado Patrocinense precisa ser preservado”, aberta ao público até 30 de setembro. Estima-se que cerca de 450 pessoas participaram da programação, incluindo estudantes, professores, autoridades e a comunidade em geral. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, integrando a agenda nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

FOCO AMBIENTAL

Durante as atividades, estudantes de diferentes instituições de ensino refletiram sobre como pequenas ações do dia a dia podem contribuir para um futuro sustentável. A engenheira ambiental Andreia Vargas e a coordenadora de museus Andresa Borba conduziram palestras e visitas guiadas, estimulando o diálogo entre ciência, cultura e meio ambiente. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha, ressaltou que “os museus são espaços vivos, que unem memória, ciência e cultura, e agora também se tornam lugares de inspiração e ação diante dos desafios ambientais”.

Além das atividades educativas, a exposição dedicada ao Cerrado chamou a atenção para a riqueza natural e cultural do bioma, convidando o público a refletir sobre sua preservação.

HOMENAGEM A ADÉLIA PRADO
Já no dia 9 de outubro, às 19h, o Museu será novamente palco de celebrações culturais. A 5ª Noite Patrocinense do Museu terá como destaque uma homenagem à escritora mineira Adélia Prado, reconhecida nacionalmente por revelar a poesia do cotidiano em sua obra. A programação inclui declamação de textos da autora, canções da MPB em diálogo com sua poesia e uma roda de conversa mediada pela professora Fátima Yukari Akiyoshi França, com o tema “O cotidiano como lugar sagrado na obra de Adélia Prado”.

Entre os destaques da noite está o Momento Poético com Flávio e Edilamar Arvelos, que trará escrita criativa, leitura compartilhada e um varal de poemas. A União dos Artistas Plásticos de Patrocínio (UNAPP) também participará, com exposição de artesanato em frente ao Museu nos dias 9 e 10 de outubro, sempre das 19h às 21h.

ARTE E MEMÓRIA

Com entrada gratuita, a Noite Patrocinense busca valorizar a memória cultural e aproximar a comunidade dos artistas locais. A programação se encerra de forma acolhedora, com um tradicional “dedim de prosa” acompanhado de café coado, em clima de encontro e troca de experiências.

Assim, Patrocínio encerra a Primavera dos Museus com uma reflexão sobre sustentabilidade e já se prepara para celebrar a literatura mineira, em mais um momento que reafirma o papel do Museu Prof. Hugo Machado da Silveira como espaço de integração entre memória, ciência, arte e comunidade.


Todas as notícias