Ações de inteligência, fiscalização e repressão do Governo Federal inutilizam quatro aeronaves, 38 mil litros de diesel e 200 motores e apreendem 114 quilos de mercúrio



Governo Federal tem ação integrada para apreender e inutilizar patrimônio do crime organizado na área indígena Yanomami.
Fotos: Agencia Brasil

Redação da Rede Hoje

Uma megaoperação coordenada pelo governo brasileiro está em curso na Terra Indígena Yanomami, na Amazônia, com o objetivo de combater atividades criminosas, especialmente o garimpo ilegal, e garantir a proteção do território e da população indígena. Sob a liderança da Casa de Governo, em Boa Vista (RR), as forças de segurança têm intensificado suas ações nos últimos 36 dias, resultando em importantes avanços.

Durante esse período, mais de 343 pessoas, em sua maioria militares, foram mobilizadas para desmantelar a infraestrutura utilizada pelos criminosos. A destruição de motores, geradores, acampamentos clandestinos e pistas de pouso ilegais, além da apreensão de aeronaves e embarcações, representa um golpe significativo nas operações ilegais que visam explorar as riquezas da região.

Além do combate direto às atividades criminosas, a operação também está focada em lidar com os impactos ambientais e de saúde causados pelo garimpo ilegal. Grandes quantidades de mercúrio, amplamente utilizado na extração de ouro, foram apreendidas, destacando a preocupação com a contaminação ambiental e a saúde das comunidades indígenas.

O governo está implementando medidas para tratar a contaminação por mercúrio, incluindo a capacitação de profissionais de saúde, o desenvolvimento de planos estratégicos e ações de monitoramento. Além disso, iniciativas de segurança alimentar e proteção dos impactos ambientais estão sendo promovidas em colaboração com diversos ministérios e órgãos federais.

Em suma, a operação demonstra um esforço conjunto e determinado do governo brasileiro para proteger a Terra Indígena Yanomami, preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar das comunidades indígenas. Esses esforços representam um passo importante na luta contra o garimpo ilegal e na promoção da justiça ambiental na Amazônia.

Força Tarefa


A operação governamental na Terra Indígena Yanomami contou com a colaboração de uma ampla gama de órgãos e instituições federais, refletindo um esforço coordenado e abrangente para lidar com os desafios enfrentados na região. Entre os principais participantes estão a Casa Civil, responsável por coordenar a ação governamental; a Casa de Governo da Presidência da República no Estado de Roraima, que desempenhou um papel central na coordenação das operações locais; e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, encarregado de garantir a aplicação da lei e da ordem.

Além disso, o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro desempenharam um papel fundamental na execução das operações de segurança e desintrusão, enquanto o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas representaram os interesses e necessidades das comunidades indígenas afetadas. Órgãos ambientais como o IBAMA e o ICMBio foram responsáveis por monitorar e proteger a biodiversidade local, enquanto a Advocacia-Geral da União assegurou a legalidade das ações empreendidas.

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal foram encarregadas da aplicação da lei e do combate ao crime organizado, enquanto a Agência Brasileira de Inteligência contribuiu com informações estratégicas. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia supervisionou a segurança da região, e agências reguladoras como a ANP, ANATEL, ANAC, ANM e ANTT garantiram o cumprimento das normas e regulamentos pertinentes. Por fim, a Força Nacional de Segurança Pública e a Secretaria da Comunicação Social desempenharam papéis importantes na manutenção da ordem pública e na comunicação dos resultados alcançados pela operação. Essa colaboração entre diversos órgãos e instituições reflete o compromisso do governo brasileiro em proteger a Terra Indígena Yanomami e suas comunidades.


Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Todas as notícias