Não só no Outubro Rosa, mas no ano inteiro através Hospital do Câncer de Patrocínio e Instituto de Prevenção “Júlia do Prado” é feita a prevenção em carretas que viajam Brasil.



O Hospital do Câncer de Patrocínio e o Instituto de Prevenção “Júlia do Prado” tem duas carretas de prevenção, para atendimento em todo o país, de graça.
Foto: Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

O Outubro Rosa começou com muita movimentação em Patrocínio, MG. O mês é marcado mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, através do Hospital do Câncer de Patrocínio e agora do Instituto de Prevenção “Júlia do Prado”, que destinam carretas para prevenção que rodam em todo o Brasil prestando serviços gratuitos.

O HC possui uma carreta de mamografia, uma outra que está a serviço da unidade móvel do Instituto de Prevenção “Júlia do Prado”, também possui um mamógrafo e um consultório médico. Ela foi colocada à disposição em setembro de 2022, em cerimônia com as presenças do deputado federal Telitone Prado, presidente da Comissão de Combate ao Câncer (Cecancer) e do Dr. Raphael Luiz Haikel Jr representando o grande parceiro Hospital de Amor de Barretos.

Esta segunda carreta foi mais uma conquista do deputado Weliton Prado por meio de suas emendas parlamentares. Já foram dele todos os recursos que possibilitaram a construção do Instituto de Prevenção “Júlia do Prado” e a compra de todos os equipamentos. A obra está pronta para ser inaugurada.

O veículo visita cidades mineiras realizando exames de forma gratuita e contribuindo para a prevenção ao câncer de mama. “A mamografia é o principal meio de prevenção da doença. Por isso uma carreta como essa presta um serviço inestimável à saúde de tantas mulheres”, diz o Dr. Raphael.

A detecção ainda em fase inicial possibilita iniciar o tratamento logo, o que aumenta exponencialmente as chances de cura e minimiza os impactos da doença”, reforça o presidente do HC Patrocínio Thiago Miranda de Oliveira.

Fica novamente nosso agradecimento ao deputado Weliton Prado pelo magnífico trabalho que ele tem feito ao destinar recursos para as obras, equipamentos, custeio e compra desta carreta. Podemos dizer que o parlamentar é um dos maiores nomes da luta contra o câncer no País”, finaliza.

Hoje em Paraisópolis

O Instagram do Hospital do Câncer de Patrocínio comunica: “Carreta Mama-Móvel do HC Patrocínio está em Paraisópolis/SP. Seguimos com o Projeto Outubro Rosa 2023. A carreta vai atender na comunidade de hoje até sábado, dia 7 de outubro, na parceria vitoriosa com a @americasamigasoficial, realizando mamografias gratuitamente. Podem participar pessoas acima de 40 anos, SUS dependentes e que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses” diz o comunicado.


Atendimentos diários na prevenção


Edna Sales, técnica em radiologia

Edna Sales, técnica em radiologia de uma das carretas, está há oito anos na prevenção do Hospital do Câncer de Patrocínio diz que é muito atendimento. “A gente faz campanha em Minas e em todo o Brasil. Quando estamos viajando, atendemos 50 mulheres por dia em Minas Gerais e 80 mulheres são atendidas quando viajamos para fora do estado”.

Além do Instituto de Prevenção, ainda está em construção o 1º Hospital de Amor de MG. Trata-se do hospital geral onde na primeira etapa terá setor de quimioterapia, consultórios, ambulatórios e administração. Esta obra também conta com recursos de Weliton Prado (o parlamentar que mais direcionou verbas para o hospital) e pelas comunidades de Patrocínio e região através de doações, eventos, leilões e demais iniciativas.

Secretaria de Saúde de Patrocínio



Também na Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Primária, a Campanha Outubro Rosa está na pauta. Durante todo o mês de outubro, todas as Unidades de Saúde de Patrocínio, incluindo área rural, estarão com ações de prevenção e promoção a saúde da mulher e com aumento da oferta do exame Papanicolau, de acordo com demanda planejada (marcação), através dos agentes comunitários de saúde ou diretamente nas unidades.

Todas as mulheres de 25 a 64 anos, que é considerada uma faixa etária de risco, devem comparecerem nas Unidades de Saúde para agendamento do Papanicolau. O tratamento é de graça


Todas as notícias