O projeto objetiva sensibilizar as crianças sobre a importância dos ambientes naturais e o desenvolvimento sustentável


Alunos da E. M. Joaquim Martins no quiosque da anta - Fotos:divulgação | CerVivo

Da redação da Rede Hoje

A CerVivo (Associação Cerrado Vivo para Conservação da Biodiversidade) é uma instituição que atua em Patrocínio como o objetivo de promover pesquisa, desenvolver ações e gerir projetos relacionados com a conservação da diversidade biológica e com a proteção da natureza, nos ecossistemas brasileiros e em especial no bioma Cerrado de Minas Gerais. Em parceria com 15 escolas municipais e 2 escolas estaduais, levou aproximadamente 600 visitantes para conhecer o Parque da Matinha de forma divertida e informativa.

Seus projetos contam com o apoio de entidades oficiais ou não no sentido de ajudar na preservação do meio ambiente, por exemplo, a última ação da instituição foi apoiada pelas secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Transporte e Segurança, além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio.


Alunos das escolas E. M. Francisco Alves e E. M. Afrânio Amaral aprendendo sobre a serrapilheira

Matinha

Em meio a área urbana de Patrocínio, o Parque da Matinha exala saudade pelos que o viram aberto e muita curiosidade para a criançada. E através dessa curiosidade, a CerVivo tirou as crianças da sala de aula e desenvolveu no mês de outubro de 2022 o “Passeio no Parque”, uma das atividades do projeto de Educação Ambiental da instituição.

Fora do contexto da sala de aula tradicional, com quadro e giz, o Passeio no Parque recebeu turmas escolares em visitas guiadas e exposições que levaram os alunos a desenvolver outras habilidades para a aprendizagem. É assim desde 2018, quando a CerVivo criou os Guardiões das Águas do Cerrado, seu projeto de Educação Ambiental nas escolas.



Aluno da E. M. Dona Mulata aprendendo sobre o fruto de ingá

As atividades externas proporcionam imersão em ambientes naturais para aliar educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem através da vivência.

O projeto objetiva sensibilizar as crianças sobre a importância dos ambientes naturais e o desenvolvimento sustentável, a fim de estimular reflexões críticas sobre o uso de recursos naturais e a dependência do ser humano pelo ambiente equilibrado. O contato com a natureza estimula um olhar diferente para o ambiente, tornando perceptível a estreita relação que possuímos com o ambiente natural e contribui para a formação da criança como um todo.


Alunos da E. M. Casimiro de Abreu aprendendo sobre compostagem

Inspirados pela iniciativa do @molequemateiro que possui muita prática com a educação ambiental infantil, a CerVivo utilizou da metodologia do tripé da educação ambiental mateira para formular suas atividades: “1. Estar em contato com a natureza; 2. Estimular o pensamento crítico da nossa relação com a natureza; 3. Gerar práticas que causem diversão e encantamento. Estar na natureza não só para entender seu funcionamento, mas também se encantar com ela e se divertir.” O resultado foram manhãs e tardes de aprendizagem lúdica, muito sorriso no rosto e conhecimento levado para casa. E ainda, para estender a experiência dos visitantes, a CerVivo ainda deu um jogo interativo para cada aluno continuar se divertindo de casa e disseminando os conhecimentos aprendidos com os amigos.



 Alunos da E. M. João Batista Romão observando com o binóculo

E não parou por aí! Durante as visitas, a CerVivo encerrou as atividades com chave de ouro premiando os vencedores dos concursos realizados com as escolas participantes do projeto de Educação Ambiental.

Em ambos concursos o tema foi o Pato-mergulhão, a água e o ser humano, inserindo a nossa responsabilidade na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais.


Alunos da E. M. João Beraldo tentando desvendar a próxima charada

Os vencedores do Concurso de Desenhos 2022 (escolas municipais) foram: 1º Lauany Silva (E. M. João Beraldo), 2º Vitória Gabrielly Silveira (E. M. Maria Isabel Queiroz - CAIC) e 3º Gabriela Oliveira (E. M. Dona Mulata); e do Concurso de Redação 2022 (escolas estaduais), foram: 1º Rayssa Maria Figueiredo (E. E. Cel. Elmiro Alves) e 2º Joyce Gabrielly Ferreira (E. E. Dona Cotinha).

Saiba mais sobre este e outros projetos realizados pela CerVivo em @cervivoong.


Da redação com informações da ASSCOMCerVivo .


Todas as notícias