A CIA Máxima organizou e contou com a participação de nove grupos teatrais, três musicais, dois de dança e um público que aplaudiu tudo


Figurinos, cenários e o principal: gente de muito talento, foi o que se viu nesta mostra Fotos: Rede Hoje

Por Luiz Antônio Costa
Segundo o historiador e colunista da Rede Hoje, Eustaquio Amaral, "é missão do cotidiano patrocinense, inclusive o bom teatro de Patrocínio, que existe há mais de 130 anos (nos meus cálculos de cronologia histórica)". E o pessoal das artes cênicas patrocinense não decepciona, pelo contrário. Terminou na noite desta segunda-feira, 14//1, a 8a Mostra de Teatro de Patrocínio realizada pela Cia Máxima de Teatro no CEU das Artes. O evento durou o último final de semana e véspera de feriado (sábado, domingo e segunda). Figurinos, cenários e o principal: atores, atrizes e técnicos de muito talento. Foi o que se viu nesta mostra. Nesta semana uma reportagem em vídeo sobre o evento será mostrada no canal da Rede Hoje TV no Youtube. 

Karol Souza, presidente da CIA Máxima de Teatro

O h
omenageado, pela primeira vez, foi uma pessoa não integrante do teatro. E aqui abro um parêntese para um registro especial, misturando reportagem e crônica, pois eu preciso: este personagem fui eu. Meu escolheram — segundo apresentações de cada atração do evento — pela representação e defesa dos movimentos culturais.

Hoje, além de reportagem, vou compartilhar com vocês um momento muito especial da minha vida, proporcionado pela Cia Máxima de Teatro em Patrocínio. Confesso: já recebi algumas homenagens profissionais ao longo de minha vida, mas nunca fui tão valorizado e reconhecido na cidade.
Ver a qualidade dos grupos teatrais da cidade — que passaram semanas e até meses ensaiando pra que tudo saísse perfeito (como saiu) — com tanta dedicação e entender que um dos objetivos de todas aqueles artistas, técnicos, figurinistas, diretores, etc, era em parte por você, deixa qualquer um lisonjeado.


Intervenções de música e dança aconteciam na quadra de esportes enquanto se preparava o teatro para nova peça. Acima a apresentação do Studio Angélica Fonseca 


A dedicação de todos da Cia Máxima de Teatro
para organizar um evento cultural de três dias, com poucos recursos, vindos de alguns patrocinadores é algo emocionante. A Karol Souza, que é presidente da CIA merece homenagens, assim como toda equipe

Amigo leitor, pense no trabalho que dá organizar uma mostra com 10 peças, 9 grupos e ainda várias pessoas nas intervenções (momento de uma peça para outra em que há apresentação de música ou dança no mesmo local, mas em outro espaço, até que outro cenário da próxima peça seja montado).

Além disso, a própria companhia escolheu os jurados de maneira cirúrgica. A escolha foi técnica, com Flávia Arvelos, mestranda em teatro, formada na arte pela UFMG; e Carlos Caetano também formado pela UFMG, onde é professor e arte educador; e uma leiga na organização teatral, mas profunda conhecedora do setor cultural, a musicista, vereadora e ex-secretária municipal de Cultura, Eliane Nunes.


Cada peça provocou um tipo de emoção

O
s espetáculos. Com atores que vivem de outra atividade, mas a grande maioria é profissional na arte da interpretação, a Mostra apresentou dramas reais e ficção, comédia, musical infantil, infantil e alternativo.


Luiz Antônio e os jurados: Eliane Nunes, Carlos Caetano e Flávia Arvelos

Temas que trazem discussões importantes estiveram representados: feminicídio, suicídio, homofobia, violência, lúdicos e saúde do corpo e mental. E nas intervenções, músicas e danças variadas. Enfim, foi um fim de semana cheio, de muito trabalho e de muita diversão também.


Prêmios para atriz, ator, figurino, iluminação, etc

Vencedores
Foram premiados os escolhidos pelo juri da mostra, mas todos venceram e mais: a arte de Patrocínio ganhou mais uma vez. Resultados finais estaremos: 

Premiação
-Melhor maquiagem: Programa Arte Viva " O Aniversário da Emília
-Melhor Sonoplastia: Cia. Borboletas no Aquário " Um mar de muda Euforia"
-Melhor figurino: Cia. Sonhos Teatrais " Criando Asas"
-Melhor cenário: Cia. Sonhos Teatrais " Criando Asas"
-Melhor direção: Maercio Souza "Criando Asas"
-Melhor atriz coadjuvante mirim: Sara Rocha " Através do Espelho"
-Melhor ator coadjuvante mrim: Gustavo Melo " Através do Espelho.
-Melhor ator coadjuvante: Paulim de Lima " A Procura de Maribel".
-Melhor atriz coadjuvante: Karol Souza " A Procura de Maribel".
-Melhor ator mirim: Gustavo Melo " A Procura de Maribel".
-Melhor ator: Flávio Arvelos " Vocês viram meu cachorro morrer?"
-Melhor atriz: Laira Arvelos " Um mar de muda Euforia"
-Destaque: Grupo Tespis " Através do Espelho"
- Melhor espetáculo geral 3° lugar: Arve'Luz Teatro e Poesia " Vocês viram meu cachorro morrer"
2° lugar: Cia. Borboletas no Aquário " Um mar de Muda Euforia"
1°lugar: Cia. Sonhos Teatrais " Criando Asas".




Mensagens no telão para o homenageado

O troféu da 8a Mostra de Teatro com o design caractístico da atividade: uma pessoa rindo, outra chorando, o queixo representa os pés de drama e comédia, a cabeça representa um livro.

Homenagem
Mais uma vez agradeço ter sido o escolhido para a homenagem de 2022 e ainda recebi o troféu (foto), cujo design representa o teatro: uma pessoa rindo, outra chorando, o queixo representa os pés de drama e comédia, a cabeça representa um livro. Minha família esteve representada no encerramento pela minha esposa Márcia, o filho Júnior, a nora Daniane e a neta Helena. E, de surpresa dos depoimentos de minha nesta Duda, a filha Patricia e Juninho, no telão.



Foi um dia especial de reconhecimento, homenagem. Obrigado a todos!

Todas as notícias