Um dos pioneiros da cafeicultura no cerrado, José Carlos Grossi, se emocionou muito durante a abertura

O auditório do Unicerp — Centro Universitário do Cerrado – esteve lotado. Foto: Asscom PMP

Por Luiz Antônio Costa da Rede Hoje

Tinha tudo para ser um evento frio, onde pessoas falassem de tecnologia, negócios, qualidade do café, produção, mas não faltou emoção na cerimônia de abertura do 30º Seminário do Café da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), que está sendo realizado no Campus UNICERP, na manhã desta terça-feira, 13. O auditório do Unicerp — Centro Universitário do Cerrado –, onde aconteceu a abertura, esteve lotado.

Um dos mais tradicionais cafeicultores da região, José Carlos Grossi, recebeu a Comenda Alysson Paolinelli e ficou muito emocionado, especialmente durante um vídeo produzido pela Syngenta que falou um pouco de sua vida e os filhos contaram da relação com o pai. Grossi, chorou.

José Carlos Grossi foi muito reconhecido pela sua contribuição, chorou. Foto: Rede Hoje

Depois falou de todo esse sentimento em entrevista a Rede Hoje TV, em reportagem sobre o seminário que vai ao ar nesta quarta-feira, pelo nosso canal do Youtube. "Eu nunca pensei que fosse fazer 50 anos em Patrocínio e muito menos receber esta homenagem. Esta homenagem é de todos os cafeicultores. Eu estou muito feliz de Patrocínio ter se tornado minha terra", disse o cafeicultor. 

DEPOIMENTOS. Quem não estava presente também destacou a força de Patrocínio e sua contribuição para formar uma região produtora com qualidade. O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, cujo nome está eternizado na comenda do seminário e o governador de Minas, Romeu Zema, participaram com depoimentos que foram gravados e exibidos para o grande público presente. Falaram da Acarpa, do Seminário e da contribuição de José Carlos Grossi para a cafeicultura.


Os presidentes da Acarpa de 1987 a 2022 foram homenageados.  Foto: Rede Hoje

Além de José Carlos Grossi, que foi e voltou ao palco pelo menos três vezes, recebendo homenagens, também foram homenageados os presidentes da ACARPA desde 1987 até o atual 2022: José Carlos Grossi, Aguinaldo José de Lima, Wilson Oliveira, Marcelo Queiroz Fred Elias e Osvaldo Ninin. Ainda foram lembrados os 50 Anos de Funcecp, Região do Cerrado Mineiro e Sebrae.

Foi também o lançado o livro “O Sonho que sonhamos juntos” de Maurício Carvalho Brandão, em que o autor conta sua trajetória e a a participação dele na história do Café do Cerrado. A renda do livro será destinada à Santa Casa, onde Brandão é membro da irmandade.

Maurício Brandão (de camisa rosa) lançou o livro “O Sonho que Sonhamos Juntos”, sobre a sua história e a do café na região; a rainha do Café, Adryelle Ramos, esteve presente.  Foto: Rede Hoje,

Adryelle Ramos,  Rainha do Café 2022, eleita durante a programação da Fenacafé, também esteve presente. Adryelle Ramos, de 25 anos, representa a cidade e a cultura do café durante o ano de 2022.

O prefeito Deiró Marra não pode comparecer, sendo representando pelo vice-prefeito Humberto Donizete Ferreira (Bebé). Para o Bebé, o Seminário do Café representa principalmente a força da cafeicultura e dos produtores de Patrocínio "o seminário é um dos maiores eventos da cafeicultura nacional e que demonstra a pujança de Patrocínio, demonstrando a organização desta cultura em nossa cidade, que traz tantos recursos, emprego e renda para o nosso Município" disse.


Simão Pedro de Lima,  superintendente da Expocaccer foi surpreendio, acabou homenageado por um "Parabéns a Você" cantado por todos.  Foto: Rede Hoje


No encerramento do evento, já com o pessoal se dipersando, alguém lembrou que era aniversário de Simão Pedro de Lima,  superintendente da Expocaccer  — Cooperativa dos Exportadores de Café do Cerrado — e ele também acabou homenageado por um "Parabéns a Você" cantado por todos.

O presidente da Acarpa, Osvaldo Ninin, disse que a associação que cresceu muito nos últimos 30 anos, "deu uma repaginada, se reinventou depois da pandemia, por isso o tema do seminário de 2022 é 'Um olhar diferenciado para o agronegócio', e esperamos realmente novos resultados."


A Rede Hoje TV ouviu depoimentos importantes de cafeicultores, representantes de entidades, ex-presidentes e pessoas que transformaram a cafeicultura na região que também estará na reportagem que está sendo preparada para esta quarta-feira.

Todas as notícias