Instituto de Prevenção Júlia do Prado. Foto: André Luiz Costa (HC) | Arte: Agência Otimiza

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 10 horas, ocorrerá a inauguração do Instituto de Prevenção Júlia do Prado, localizado anexo à sede da construção do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo (HC), em Patrocínio, MG. Este instituto é uma homenagem à mãe de Weliton Prado (deputado federal) e Elismar Prado (deputado estadual), dois políticos que têm se destacado em uma das maiores questões de saúde da humanidade: combete ao câncer. Em Patrocínio, dedicam seus esforços ao HC e muitas de suas emendas parlamentares são direcionadas para este fim. Dona Júlia do Prado, mãe desses dois políticos, é a homenageada, e sua memória será honrada através deste instituto que terá um papel fundamental no atendimento às mulheres de Minas Gerais que necessitarem.

O deputado federal Weliton Prado, que preside a Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil (Cecâncer), liderou visitas a todas as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONS) do país em 2023, totalizando 346 unidades. Em setembro do ano passado, a Rede Hoje acompanhou a visita da comissão a Patrocínio, onde visitaram (como sempre) o Hospital do Câncer da cidade, as obras do Centro de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado do Hospital de Amor e a Santa Casa, parceira do HC. A Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da ALMG, presidida pelo deputado Elismar Prado, também participou desses eventos, assim como o Instituto Lado a Lado pela Vida, representado por Marlene Oliveira, responsável pela Campanha Novembro Azul no Brasil.

A coincidência feliz da inauguração do Instituto de Prevenção Júlia do Prado ocorrer no "Dia 21 de Abril, Dia de Tiradentes", é significativa. Tiradentes, mineiro cuja luta em prol do povo brasileiro lhe custou a vida pelas mãos da coroa portuguesa, é homenageado neste dia. Agora, além de homenagear esse herói nacional, o dia 21 de abril será também dedicado à saúde, com a abertura do Instituto de Prevenção Júlia do Prado em Patrocínio.

Quanto ao Hospital do Câncer (HC), é importante destacar o papel do voluntariado liderado por Thiago Miranda e da superintendente Andréa Ribeiro, que têm trabalhado incansavelmente para evitar que a instituição seja politizada e para garantir que os recursos necessários venham de todas as fontes possíveis. O HC, que em breve também será inaugurado, representa um marco na saúde da região e conta com o apoio da população do Alto Paranaíba e parte do Triângulo, assim como de diversos políticos locais, com destaque para Thiago Malagoli, cujo empenho foi fundamental para o avanço dessa causa (Instituto de Prevenção Júlia do Prado).

O Centro de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado do Hospital de Amor, a ser inaugurado neste 21 de abril, representa uma ferramenta essencial na luta contra o câncer e na promoção da prevenção. Todos os envolvidos merecem nossos parabéns por esse importante passo em direção a um futuro mais saudável.


Todas as notícias