Silas Brasileiro, presidente do CNC, revelou que a instituição apresentou à Conab uma proposta significativa para aprimorar a metodologia dos levantamentos da safra, que foi acatada.

O encontro, que contou com a presença de representantes-chave do setor, teve como principal objetivo discutir e buscar soluções para aprimorar a precisão nos levantamentos da safra de café no país. Foto: Alexandre Costa |CNC

Redação da Rede Hoje

Na segunda-feira (8), a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi palco de uma reunião de extrema relevância para o cenário cafeeiro brasileiro. O encontro, que contou com a presença de representantes-chave do setor, teve como principal objetivo discutir e buscar soluções para aprimorar a precisão nos levantamentos da safra de café no país, bem como no parque cafeeiro nacional.

A importância dessa iniciativa reside na necessidade de fornecer informações mais precisas e confiáveis para o mercado do café, contribuindo assim para a gestão eficiente da produção e comercialização desse importante produto agrícola.

Entre os presentes estavam Sílvio Isoppo Porto (diretor-executivo de Política Agrícola e Informações – DIPAI/Conab), Janaína Macedo de Freitas e Flávia Araújo de Melo (representando o MAPA), Sérgio Ferrão (Ministério da Fazenda), Lucas Tadeu e Antônio Guerra (Embrapa), Silas Brasileiro (presidente do CNC), Argileu Martins, Marcia Chiarello, Luiza Kreimeier (representantes do CNC), Aguinaldo José de Lima (ABICS), Raquel Miranda (CNA), Celírio Inácio (diretor executivo da ABIC), Ricardo de Lima Andrade (Cocapec), Guilherme Augusto Teixeira (Cooxupé) e Gustavo Guimarães (Fundacer).

Durante a reunião, foram discutidas questões cruciais para o aprimoramento dos levantamentos da safra de café, incluindo propostas de novas metodologias e a destinação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para subsidiar o projeto. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, ressaltou a importância da cooperação entre as entidades presentes e destacou a relevância desse avanço para o mercado do café no país.

A participação ativa de entidades como CNA, ABIC e ABICS evidenciou o comprometimento coletivo em aprimorar os levantamentos da safra da Conab. Além disso, diversas sugestões foram discutidas durante o encontro, visando buscar soluções inovadoras para os desafios do setor cafeeiro brasileiro.

CNC

Da esquerda para a direita: Silas Brasileiro (CNC), Silvio Porto (Dipai/Conab),Janaina Macedo (coodernador de café do MAPA) e Flávia Melo (MAPA)

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, desempenhou um papel fundamental ao destacar a relevância de informações precisas para o mercado do café. Ele revelou que o CNC apresentou à Conab uma proposta significativa para aprimorar a metodologia dos levantamentos da safra. Essa proposta foi prontamente acatada, resultando na elaboração de um projeto abrangente pela Conab. A partir desse projeto, foi garantido um repasse de R$ 1.7 milhão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para subsidiar o levantamento da safra cafeeira, representando um avanço considerável para o setor.

Outras ideias, como a formação de um grupo técnico menor para garantir a efetividade das ações, foram sugeridas durante a reunião, demonstrando o esforço conjunto para buscar soluções inovadoras para os desafios do setor cafeeiro. A união e colaboração entre as diferentes entidades presentes na reunião, incluindo membros do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), refletem um compromisso coletivo e coordenado em melhorar os levantamentos da safra, visando o desenvolvimento sustentável da cafeicultura brasileira.

Além da reunião na Conab, o CNC também apresentou demandas ao Ministério da Agricultura em uma audiência com o Secretário de Política Agrícola, Neri Geller. Durante esse encontro, diversas questões relevantes para a cafeicultura foram discutidas e apresentadas ao secretário, incluindo sugestões para aprimorar as condições de trabalho na cafeicultura e a viabilidade de uma audiência com o Presidente da República. Essa iniciativa demonstra o compromisso contínuo do CNC em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo setor cafeeiro brasileiro e colaborar ativamente com as autoridades competentes para promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no país.


Todas as notícias