O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de conhecimentos e práticas cooperativas nas escolas de Ensino Fundamental em todo o território nacional.

Da Redação da Rede Hoje

O Instituto Sicoob está abrindo as inscrições para a 13ª edição do Concurso Cultural, com o tema "Atitudes simples, escolhas conscientes", a partir de 25 de março deste ano. Destinado a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, matriculados em redes públicas e privadas, o concurso busca promover a cultura da cooperação nas escolas de todo o Brasil, por meio da produção de desenhos e textos narrativos.

O objetivo do concurso é estimular a reflexão e o debate sobre valores cooperativos entre as crianças, visando ao seu desenvolvimento individual e coletivo. Dividido em três etapas - local, regional e nacional -, o Concurso Cultural proporciona oportunidades de reconhecimento tanto para os alunos quanto para as escolas e professores envolvidos.

Segundo Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, a promoção do cooperativismo desde a infância é essencial para fortalecer valores como cooperação, igualdade e responsabilidade. Além disso, prepara as futuras gerações para uma participação mais consciente e ativa na sociedade, contribuindo para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável.

Os ganhadores da edição anterior do concurso foram alunos de diversas regiões do país, demonstrando a abrangência e o impacto do projeto. Ana Beatriz de Oliveira, de Goiânia (GO), Paulo de Biase, de Sertãozinho (SP), Nicole Letícia Monteiro, de Sta. Gertrudes (SP), e João Pedro de Souza, de Guariba (SP), foram alguns dos premiados nas categorias de desenho, crônica, poema e tiras em quadrinhos, respectivamente.

As premiações incluíram não apenas reconhecimento individual, como notebooks para os alunos vencedores de cada categoria, mas também benefícios para os professores e escolas, destacando o compromisso do Instituto Sicoob com a educação e o desenvolvimento das comunidades onde atua. Para mais informações sobre o Concurso Cultural Sicoob, os interessados podem acessar o site oficial do projeto: Concurso Cultural Sicoob.  


Todas as notícias