Evento quarta-feira, dia 27 de março, 20 horas, intitulado "Ele morreu por mim para que eu pudesse viver mais um dia".

Tradição de encenação: esta imagem é de 2011, quando aconteceu na Praça Santa Luzia com a direção do então secretario de Cultura Flávio Arvelos. Foto: reprodução Rede Hoje

Da Redação da Rede Hoje

Na próxima quarta-feira, dia 27 de março, a Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio, agora coordenada por Maria Aparecida Palucci (Cidinha), levará aos cidadãos a comovente encenação da Paixão de Cristo, intitulada "Ele morreu por mim para que eu pudesse viver mais um dia". Há anos o evento era feito na praça Santa Luzia, abrindo as comemorações da Semana Santa, e este ano, o evento acontecerá na histórica Praça da Matriz, terá início às 20 horas.

A apresentação reúne talentosos artistas do Programa Arte Viva, que têm dedicado semanas de esforço e devoção para entregar ao público uma representação imersiva da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para eles, esta não é apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de compartilhar a história mais poderosa da humanidade, envolvendo-se profundamente com sua mensagem de amor, perdão e redenção.

Matriz

A escolha da Praça da Matriz como cenário para este evento não poderia ser mais simbólica. Localizada no coração da cidade, cercada por construções históricas e testemunha de inúmeros momentos marcantes da comunidade, a praça se torna o palco perfeito para celebrar a tradição cristã e fortalecer os laços culturais que unem os habitantes locais.

Preparação

 
Maércio de Souza é ator e será o coordenador da encenação. Divulgação


O ator e coordenador da encenação, Maércio de Souza, disse à Rede Hoje que “este ano, nas Praça da Matriz, estamos dando uma repaginada que, com certeza, vai agradar o público”. Para isso, atrizes, atores, técnicos, músicos estão ensaiando há mais de um mês. Neste domingo, 24/3, o grupo fará um ensaio final, aberto ao público, de 14 às 16 horas, na Praça da Matriz.

Roteiro

A encenação contará com 60 pessoas – 35 atuando, 5 técnicos e coral com 20 vozes. Seguirá a “Santa Ceia, Cristo no monte das oliveiras, prisão de Cristo, condenação, via sacra, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição (que é o ponto alto da peça). Tudo isso feito nas ruas da praça – Governador Valadares, Presidente Vargas, Esplanada do Museu e em frente a Igreja Matriz.

A representação da Paixão de Cristo não é apenas um espetáculo artístico, mas também um reflexo da riqueza cultural e das tradições brasileiras. Desde os trajes e adereços utilizados pelos atores até a música, que acompanha cada cena, cada detalhe, foi cuidadosamente elaborado para capturar a essência da história bíblica e incorporar elementos da cultura brasileira, enriquecendo ainda mais a experiência do público.

O evento, reafirma é a preservação e promoção da cultura e das tradições patrocineses, proporcionando à comunidade uma oportunidade única de celebrar a Páscoa de uma maneira significativa e emocionante. Todos estão convidados a participar deste momento especial, onde arte, fé e tradição se encontram para inspirar e comover corações.



Todas as notícias