Outuno começa na quarta-feira e contrastando com o clima dos últimos dias e da manhã de hoje na cidade, a chuva trouxe um alívio para a popualção, ainda que momentãneo.

Chuva por volta de 13h30 na Avenida João Alves Nascimento em Patrocínio. Foto: Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

Vai se aproximando o outono (começa quarta-feira, dia 20) e o clima já parece dar sinal disso. Chuva intensa marcou o inicio da tarde desta segunda-feira em Patrocínio, MG. Apesar de não ter sido um temporal, a precipitação foi considerável, contribuindo para a redução da temperatura e proporcionando uma sensação térmica mais agradável, contrastando com o clima dos últimos dias e da manhã de hoje na cidade.

O aumento das temperaturas recordes em Patrocínio e nas cidades vizinhas alimenta debates sobre os impactos das mudanças climáticas, à medida que as estações se aproximam. O fenômeno do El Niño está desencadeando efeitos notáveis nas condições climáticas nacionais, exacerbando a recente onda de calor no país e gerando preocupações sobre uma possível evolução para um super El Niño.

Especialistas, como o professor da USP Pedro Luiz Côrtes, observam uma mudança nos padrões climáticos, com estações cada vez menos definidas. Pesquisas realizadas pelo IAG e Inmet apontam para mudanças significativas no clima do país e da região do Alto Paranaíba, com aumento de temperatura, redução nas chuvas mais fracas e um aumento nas chuvas concentradas em curtos períodos.

A chuva durou cerca de 30 minutos, resultando em alagamentos e inconvenientes para os residentes. A precipitação, ocorrida por volta das 13:30, provocou inundações em várias áreas, especialmente no coração da cidade.

Os veículos, incluindo carros e motocicletas, foram impactados pela água da chuva, que se acumulou rapidamente nas ruas, dificultando o trânsito e colocando em perigo a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Nas avenidas mais afetadas, os níveis de água atingiram patamares preocupantes, cobrindo as calçadas e invadindo os estabelecimentos comerciais.  

Outono começo quarta-feira

O verão no Hemisfério Sul — que teve seu início em 22 de dezembro de 2023—, está programado para encerrar nesta quarta-feira, 20 de março de 2024, às 0h06 (horário de Brasília). Logo após, o outono se inicia, marcado pelo equinócio que ocorre às 0h06 do dia 20 de março, uma quarta-feira. Esta transição entre as estações é definida pelos equinócios, tanto no Hemisfério Sul quanto no Hemisfério Norte, onde os dias e noites possuem duração igual, equilibrando a luz do dia e a escuridão da noite.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono, que marca a transição do verão quente e úmido para o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central, observa-se uma diminuição das chuvas, especialmente no interior do país e no semiárido nordestino.

O outono, caracterizado por um clima ameno, se destaca pela diminuição da umidade do ar, quedas de folhas e de temperatura em diversas regiões do país. Esta estação terá seu término em 20 de junho de 2024, abrindo espaço para a chegada do inverno.


Todas as notícias