Encontro, liderado pelo presidente do CNC, Silas Brasileiro, e Paula Oda, representante do Ministério das Relações Exteriores, teve como objetivo alinhar as estratégias para os próximos encontros do G20 a serem sediados no Brasil.

As estratégias são alinhadas para os próximos encontros do G20 a serem sediados no Brasil. Créditos: CNC

Da Redação da Rede Hoje

O Conselho Nacional do Café (CNC) avançou em suas iniciativas de promoção do café brasileiro durante a reunião realizada na última quinta-feira, 14 de março. O encontro, liderado pelo presidente do CNC, Silas Brasileiro, e Paula Oda, representante do Ministério das Relações Exteriores, teve como objetivo alinhar as estratégias para os próximos encontros do G20 a serem sediados no Brasil.

Durante as primeiras reuniões, realizadas em locais emblemáticos como o Itamaraty em Brasília, a Marina da Glória no Rio de Janeiro e o Ibirapuera em São Paulo, o café brasileiro foi apresentado e aclamado por sua qualidade excepcional. Em todas as ocasiões, além do sabor, foi destacada a preocupação com a sustentabilidade, rastreabilidade e responsabilidade social na produção do café.

Paula Oda observou um crescente interesse por parte dos participantes nos detalhes da produção cafeeira brasileira. Diante disso, uma das estratégias discutidas foi a elaboração de um folder informativo para distribuição durante os eventos. Este material abordará aspectos como qualidade, rastreabilidade e responsabilidade social, reforçando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.

Além disso, uma iniciativa importante discutida foi a exibição do vídeo institucional do Programa Café Produtor de Água. Esse programa destaca os esforços dos produtores na preservação ambiental e na revitalização de áreas rurais, aspectos fundamentais pouco divulgados internacionalmente.

Novo Acordo Internacional do Café Aprovado: CNC Celebra Avanços

O CNC comemorou os avanços alcançados com a aprovação do Novo Acordo Internacional do Café (AIC), que tem como objetivo fortalecer o setor cafeeiro globalmente. Entre as conquistas, destaca-se a inclusão do setor privado como membro afiliado da Organização Internacional do Café (OIC) e modificações no sistema de contribuição para torná-lo mais equitativo e transparente.

A aprovação do AIC ocorreu durante a 133ª reunião do Conselho Internacional do Café e já está em vigor desde fevereiro de 2024. No entanto, aguarda ainda a aprovação pelo Parlamento brasileiro. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, reconheceu o papel fundamental do Embaixador José Augusto Silveira de Andrade Filho e sua equipe nesse processo.

Audiência com o MAPA: CNC Alinha Recursos para Cafeicultores

Além das atividades internacionais, o CNC também se reuniu com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para discutir a alocação de recursos para os cafeicultores. Foram debatidas modificações propostas para maximizar o impacto dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) na próxima safra.

Apesar de contingenciamentos de recursos, Silas Brasileiro expressou confiança nos resultados dessas modificações e destacou a importância da parceria público-privada no Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). O CNC continua trabalhando em conjunto com o MAPA para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da cafeicultura nacional.


Com informações da assessoria de imprensa do CNC


Todas as notícias