Lula lamenta necessidade de conflito Russo-Ucraniano para alertar sobre dependência de fertilizantes importados

Lula na foto com funcionários da EuroChem do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre | Crédito: Ricardo Stuckert / PR

Da Redação da Rede Hoje

Na manhã desta quarta-feira (13), durante a cerimônia de inauguração da última fase do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, localizado em Serra do Salitre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou a questão da dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados, destacando a importância de se tornar autossuficiente nesse setor.

Lula expressou sua surpresa com o fato de um país com a vocação agrícola e um forte investimento em ciência como o Brasil ainda não ser capaz de produzir seus próprios fertilizantes em quantidade suficiente. Ele citou o fechamento de fábricas de fertilizantes em estados como Paraná, Sergipe e Bahia, bem como a paralisação das obras de uma fábrica de ureia em Três Lagoas, iniciada durante seu segundo mandato.

O presidente enfatizou que o investimento da EuroChem no complexo não apenas reflete a confiança da empresa no potencial agrícola do Brasil, mas também reconhece o país como um futuro líder na produção de alimentos e na transição para energias renováveis.

Agronegócio

Além disso, a presença de Lula no evento foi interpretada como um gesto de aproximação com o setor agrícola brasileiro, que demonstrou forte apoio ao presidente Bolsonaro nas últimas eleições. O presidente ressaltou a importância de reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes, que representaram US$ 25 bilhões no ano passado, recursos que poderiam ser direcionados para a economia nacional.

O presidente ressaltou ainda a importância da região na produção do café de qualidade.


A cerimônia também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacando o apoio do governo ao empreendimento


Todas as notícias