O anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, no Palácio do Planalto, como parte de um amplo plano nacional que contemplará a construção de 100 novos campi.

Objetivo da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é criar oportunidades para jovens e adultos - Foto: Luis Fortes / MEC. 

Da redação da Rede Hoje

O anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 12 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), oficializou a criação de oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em Minas Gerais, como parte de um amplo plano nacional que contemplará a construção de 100 novos campi. Além de Belo Horizonte, as cidades beneficiadas serão Bom Despacho, Caratinga, Itajubá, João Monlevade, Minas Novas, São João de Nepomuceno e Sete Lagoas, atendendo a uma população de quase 3 milhões de habitantes.

Atualmente, Minas Gerais conta com 72 Institutos Federais distribuídos em 64 municípios, destacando-se como referência na oferta de educação profissional e tecnológica. Essas instituições são conhecidas por oferecerem cursos gratuitos, com uma obrigação legal de destinar pelo menos 50% das vagas para cursos técnicos de nível médio, priorizando a integração com o ensino médio.

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica visa não apenas aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, mas também criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Com um investimento total de R$ 3,9 bilhões, provenientes do Novo PAC, o programa visa criar 140 mil novas vagas, a maioria delas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Além dos benefícios diretos para a educação, a construção dos novos campi terá impactos positivos em diversos setores, incluindo o da construção civil, e contribuirá para a geração de empregos e renda nos municípios contemplados. Essas novas instituições não apenas promoverão o desenvolvimento local das cidades abrangidas, mas também terão um impacto regional significativo.

A iniciativa de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia representa uma retomada importante dos investimentos no setor, quase uma década após a última expansão estruturada da Rede. Ao longo dos governos Lula e Dilma, ocorreu a maior expansão da história da Rede Federal, que passou a ser reconhecida pela oferta de educação profissional de qualidade em áreas remotas e periféricas do país.

Desde a criação da Lei nº 11.892, em dezembro de 2008, que deu origem a 38 IFs, até os dias atuais, o Brasil testemunhou um crescimento substancial na quantidade de instituições e na oferta de cursos técnicos e superiores. Com os 100 novos campi anunciados, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alcançará um total de 782 unidades, reforçando seu papel crucial na promoção da educação de qualidade em todo o país.


Todas as notícias