Quando há esse tipo de névoa, a tendência é a temperatura subir ao longo do dia. Tem um velho ditado que afirma que “neblina baixa é sol que racha”

Neblina por volta de 06h30 desta segunda na Avenida Joao Alves do Nascimento ainda era forte (Foto: Rede Hoje)

Da redação da Rede Hoje

Patrocínio, MG, amanheceu nesta segunda-feira envolta por uma intensa neblina. O fenômeno, que prejudica a visibilidade, deixou muitos pontos da cidade praticamente invisíveis, principalmente na madrugada e romper do dia.

Os momentos de maior ocorrência da neblina foram na madrugada, mas no início da manhã ainda estava bem espessa. Por volta as 6h30 ainda se tinha o fenômeno registrado. Quando há esse tipo de névoa, a tendência é a temperatura subir ao longo do dia. Tem um velho ditado que afirma que “neblina baixa é sol que racha”

A neblina, também conhecida como nevoeiro ou bruma, é resultado da condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.

Como se forma

A neblina é essencialmente a formação de nuvens próximas ao solo, compartilhando o mesmo processo constitutivo das nuvens: a condensação do vapor d'água. Quando o solo está úmido, principalmente devido às chuvas, a umidade local aumenta pela evaporação da água. Durante a madrugada e a manhã, quando as temperaturas estão mais baixas, essa água condensa-se, formando a característica fumaça branca que reduz a visibilidade.

Impactos e precauções

A neblina densa pode ocasionar diversos problemas, incluindo o aumento de acidentes nas estradas. Por isso, é essencial adotar medidas de precaução, especialmente ao volante. Recomenda-se trafegar em baixa velocidade, manter os faróis baixos ligados e evitar o uso de farol alto e pisca-alerta. Essas precauções ajudam a garantir a segurança de motoristas e pedestres em condições adversas de visibilidade.


Todas as notícias