Cerrado Mineiro fortalece o papel das mulheres na cafeicultura, evidenciando seu impacto e liderança no setor agrícola; iniciativas exemplares capacitam e inspiram mulheres em todas as fases da produção de café, sendo referência nacional.



O projeto mulheres que inspiram é conduzido pela Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (Carpec) . Foto: divulgação

Da redação da Rede Hoje 

Projetos inovadores na Região do Cerrado Mineiro estão impulsionando o papel das mulheres na cafeicultura, refletindo o crescente reconhecimento de seu impacto significativo no setor agrícola. No mês dedicado à celebração da força e resiliência feminina, é crucial destacar iniciativas que não apenas promovem a participação das mulheres, mas também lideram mudanças positivas em suas comunidades e na indústria como um todo. Três projetos exemplares na região estão se destacando ao capacitar e inspirar mulheres em todas as etapas da cadeia produtiva do café, servindo de modelo para iniciativas semelhantes em todo o Brasil.

O Projeto "Mulheres que Inspiram", conduzido pela Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (Carpec), concentra-se em agregar conhecimento e valor às empreendedoras na produção de café. Através de treinamentos específicos e incentivo à gestão sustentável das propriedades, o projeto fortalece as habilidades técnicas das produtoras e promove sua participação ativa nas decisões relacionadas à cafeicultura. Além disso, cria uma rede de apoio e troca de experiências entre as mulheres, impulsionando tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.

A Expocacer, por meio do Programa "Elas no Café", tem promovido desde 2015 a participação feminina no agronegócio café. Com workshops, visitas técnicas e eventos, o programa capacita e inspira mulheres em todas as etapas da cadeia produtiva, reconhecendo seu papel fundamental na cafeicultura e incentivando a inovação, qualidade e sustentabilidade. Desde sua implementação, o programa tem visto um aumento significativo no número de cooperadas mulheres, destacando o impacto positivo das iniciativas de capacitação e valorização.

O Projeto "Flores do Café e do Bem-Estar", idealizado pelo Mulheres AGRO UFV-CRP, visa aumentar o poder de decisão das mulheres na cafeicultura. Com um foco combinado em conhecimento técnico, equilíbrio emocional e inspiração, o projeto oferece capacitações de alta qualidade e promove um ambiente inclusivo e igualitário. Os resultados têm sido positivos, demonstrando um aumento significativo no conhecimento e na capacidade de tomada de decisão das mulheres envolvidas, além de promover melhorias em seu bem-estar e autoconhecimento.

Esses projetos não apenas capacitam e fortalecem as mulheres na cafeicultura, mas também inspiram outras iniciativas similares em todo o país. Ao promover a equidade de gênero, estimular práticas sustentáveis e facilitar o acesso aos mercados, essas iniciativas estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Cafeicultura do Cerrado Mineiro e para a promoção do papel das mulheres como agentes de transformação. Que essas histórias de sucesso inspirem outras mulheres a se juntarem à jornada da cafeicultura, deixando um legado de inovação, resiliência e prosperidade para as gerações futuras.


Com informações da Serifa Comunicação


Todas as notícias