Após seu auge nos aos 70 e 80, uma crise obrigado a empresa a fechar as portas, agora a prefeitura iniciou uma ação judicial visando reverter a posse dos imóveis para o patrimônio público.

O terreno foi cedido à Minasilk S/A  1973, funcionou por um período depois parou. Créditos: Google Maps

Da Redação da Rede Hoje

Na terça-feira, dia 5 de março, o Projeto de Lei nº 823/2024 (PL nº 07/2024), proposto pelo prefeito Deiro Marra, foi submetido em caráter de urgência à análise da Câmara Municipal de Patrocínio.

Este projeto autoriza o município a firmar um acordo judicial nos Autos nº 5001799-75.2017.8.13.0481 com a empresa Minasilk S/A Indústrias Têxteis. O propósito deste acordo é regularizar a situação dos imóveis doados à empresa pela prefeitura, estabelecendo o pagamento de R$ 500 mil em cinco parcelas, como forma de garantia ao município.

A cessão dos imóveis à Minasilk S/A data de 1973, com o objetivo de instalar uma indústria de fiação de seda. No entanto, após a constatação da inatividade da indústria, a prefeitura iniciou uma ação judicial visando reverter a posse dos imóveis para o patrimônio público.

História

O engenheiro Olímpio Garcia Brandão, um eficiente administrador, foi nomeado prefeito e Patrocíno pelo governador Rondon Pacheco. Com sua visão de futuro, Olimpio Brandão trouxe a Minasilk que seria por alguns anos, a grande industria da região (junto com o Frigorífico Dourados da família Elias Abrão).



O número e tamanho dos prédios dão uma noção do que era essa indústria ara Patrocínio e região . Créditos: Google Maps

Auge e queda da Minasilk

Entre 1968 e 1973, o Brasil vivenciou um período econômico favorável, impulsionando as exportações, incluindo a de fios de seda. No entanto, a crise do petróleo em 1973 resultou na paralisação das exportações de fios de seda para o Japão, desencadeando uma crise no setor sericícola nacional. Após a crise de 1973, a sericicultura brasileira experimentou um renascimento, com investimentos estrangeiros e recordes nos preços da seda no mercado internacional. A Minasilk, empresa brasileira de capital japonês, subisidiária do Grupo Fujiwara (também dona d Fujiminas), com incentivos de governos e da prefeitura motou a fábrica de seda em Patrocínio. A empresa patrocinense era reconhecida pela qualidade da sua produção de seda, impulsionando a economia local com empregos diretos e indiretos e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. A produção de seda em Patrocínio beneficiou os produtores da regiao com a produção de amoreira (e consequente produção dos bichos da seda).


Este é o terreno foi cedido à Minasilk S/A  1973, que a prefeitura busca recuperar agora. Créditos: Google Maps

Contudo, a indústria da seda continuava sensível às oscilações dos preços internacionais, foi afetado diretamente na rentabilidade das empresas do setor, como a Minasilk. A empresa patrocinense não teve como enfrentar desafios relacionados à volatilidade dos preços da seda, como tecnologia e diversificação de mercados,  não teve fazer estes investimentos.

O pior veio 
na década de 1990, os preços internacionais da seda caíram drasticamente, contribuindo para uma nova crise na sericicultura nacional e para piorar, o Plano Real, implementado em 1994, trouxe desafios adicionais para o setor sericícola, especialmente nos primeiros quatro anos, com a sobrevalorização do câmbio. Isso desestimulou as exportações de seda devido à taxa de câmbio sobrevalorizada, resultando em dificuldades para o setor sericícola brasileiro no mercado externo. Resultado: falencia da Minasik, demissões e paralização das atividades.



Todas as notícias