O evento abordou diversos temas relacionados à sustentabilidade, tecnologia e inovação no agronegócio, incluindo a Cafeicultura 4.0, a Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro e o Acordo Verde da União Europeia.

Encerramento com Renato Carvalho, prefeito Araguari, Eliane Cristina, Coocacer e Guilherme Santana, Sec. MeioAmbiente Araguari

Da redação da Rede Hoje

O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, realizado pelo Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS) e pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda (Coocacer), reuniu os principais representantes e lideranças do setor agropecuário em Araguari (MG) em 29 de fevereiro. O evento teve como objetivo principal discutir a importância de o Brasil assumir um papel de liderança na economia verde global, com foco nos eixos educacional, ambiental, social, econômico e governança ligados à sustentabilidade.

A abertura do evento contou com pronunciamentos de autoridades do agronegócio brasileiro, incluindo o reitor do Imepac e presidente do Hospital Sagrada Família, José Julio Lafayette, e a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que destacou o papel fundamental dos produtores brasileiros na solução dos problemas ambientais do país. O Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, também apresentou as ações do estado em prol do agronegócio, entregando à Coocacer o certificado de Armazém 001 do programa Certifica Minas.

O evento abordou diversos temas relacionados à sustentabilidade, tecnologia e inovação no agronegócio, incluindo a Cafeicultura 4.0, a Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro e o Acordo Verde da União Europeia. Painéis simultâneos apresentaram workshops sobre questões atuais do setor e iniciativas de sustentabilidade da Região do Cerrado Mineiro, como o Consórcio Cerrado das Águas e o Viveiro de Atitude.

O encerramento do evento destacou aspectos da gestão municipal de Araguari que impactam na sustentabilidade, incluindo uma lei municipal que institui o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente. A Diretora Executiva da COOCACER e do IMAS, Eliane Cristina Barbosa, anunciou que os resultados e discussões do Fórum serão utilizados para elaborar um documento final a ser apresentado na Fenicafé, em abril, com metas para o desenvolvimento e participação na COP30 no Brasil.

Além disso, durante o evento, foram promovidas ações de sustentabilidade, como a parceria entre a Coocacer Araguari, o IMAS e a Britvic Brasil para alcançar a Certificação Lixo Zero e o selo ECOOAR, evidenciando o compromisso das organizações com a redução dos impactos ambientais. O Projeto Café Sustentável e o Fórum contaram com apoio oficial do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor, Deputado Estadual Raul Belém, Prefeitura Municipal de Araguari, Prefeitura Municipal de Indianópolis, Ademinas, Região do Cerrado Mineiro e o SEBRAE, além do patrocínio de diversas empresas e entidades do agronegócio.


Fonte: Polliana Dias|Comunicação Coocacer


Todas as notícias