Alerta Odontológico: Especialista destaca a Importância dos Cuidados com a Saúde Bucal na Terceira Idade

Entre os idosos, uma vez que uma saúde bucal adequada desempenha um papel fundamental na qualidade de vidaCrédito: freepik

Da Redação da Rede Hoje

À medida que a população envelhece, os cuidados com a saúde bucal ganham ainda mais importância, principalmente entre os idosos, uma vez que uma saúde bucal adequada desempenha um papel fundamental na qualidade de vida e no bem-estar geral dessa parcela da sociedade.

Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um significativo aumento na proporção de idosos na população brasileira. Em 2023, a faixa etária de 60 anos ou mais representou 57,4% do total, em comparação com apenas 30,7% em 2010.

Juliana Machado, Coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, destaca a série de desafios bucais enfrentados pelos idosos. Além das cáries e doenças periodontais comuns nessa faixa etária, problemas como perda dentária, boca seca (xerostomia) e lesões orais também são frequentes. Fatores como doenças crônicas, uso de medicamentos e dificuldades na manutenção da higiene bucal podem agravar essas condições.

É fundamental que os idosos realizem consultas odontológicas periódicas, preferencialmente a cada seis meses, conforme aconselhamento de especialistas como Juliana Machado. Essas consultas permitem a detecção precoce de problemas bucais e intervenções antes que se tornem mais graves.

Além disso, a Coordenadora oferece dicas valiosas para a manutenção da saúde bucal, como o uso de escovas de dentes de cerdas macias e creme dental com flúor, o uso diário de fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes e cuidados específicos para aqueles que utilizam dentaduras, incluindo limpeza diária e ajustes regulares realizados por profissionais odontológicos.

A dieta desempenha igualmente um papel crucial na saúde bucal dos idosos, com recomendações para evitar alimentos açucarados e bebidas açucaradas, que aumentam o risco de cáries. Além disso, a boca seca, muitas vezes causada por medicamentos, requer atenção especial, com a ingestão regular de água e orientações específicas do dentista para combater a xerostomia.


Com informações da comunicação Faculdade Anhanguera


Todas as notícias