O Governo Federal estabeleceu programas sociais com o intuito de apoiar famílias de baixa rendas; eles já são aplicados em Patrocínio

Da redação da Rede Hoje

No decorrer deste mês de fevereiro, o Governo Federal estabeleceu programas sociais com o intuito de apoiar famílias de baixa renda. Dentre esses programas, destacam-se o Pé de Meia, Dignidade Menstrual e o FIES Social, abrangendo todo o território nacional.

Eles já são aplicados em Patrocínio, segundo nota da assessoria de imprensa do Governo Municipal.

Pé de Meia

O programa proporciona aos alunos de baixa renda matriculados em escolas públicas de ensino médio uma poupança subsidiada pelo Governo Federal, visando incentivar a continuidade dos estudos e a conclusão do ensino médio.

Na semana passada a reportagem da Rede Hoje procurou informações a cerca do Programa Pé de Meia, visto que o prazo para adesão se encerrou no domingo. O Pastor Alaércio Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Social, foi procurado, mas não respondeu a nossa ligação.

O secretário de Educação, Emerson Caixeta, atendeu muito bem à demanda da reportagem, mas disse que o programa é para alunos do Ensino Médio, e de acordo com o secretário, a área de atuação do município se restringe a educação básica, que é formada pela Educação Infantil, com alunos de 0 a 3 anos; Pré-escola, com alunos de 4 a 6 anos; e Ensino Fundamental, com alunos de 6 a 14 anos. O Ensino Médio, alunos de 15 a 17 anos, é de responsabilidade do estado de Minas.

Descobrimos que o programa Pé de Meia está atendendo em Patrocínio, por uma divulgação que foi feita pela assessoria de imprensa.

Dignidade Menstrual

Esse programa que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, direcionado a indivíduos com idades entre 10 e 49 anos que pertençam a famílias registradas no Cadastro Único, com renda mensal por pessoa de até R$ 218, incluindo estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, também já está no arsenal do município.

Fies Social

O Fies Social visa facilitar o acesso ao Ensino Superior mediante concessão de financiamentos estudantis. Essa nova versão do programa, ao contrário do modelo tradicional, tem como foco principal atender às demandas dos estudantes de baixa renda, também está no escopo da Prefeitura de Patrocínio.

Quem busca mais informações, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do telefone (34) 3839-1800, ramal 280.


Todas as notícias