O documentário retrata a importância cultural, os rituais, a história, a fé e o impacto na sociedade das benzedeiras, benzedores e pastores, abrangendo diversas vertentes religiosas

Durante a produção do documentário. Foto: divulgação

Da redação da Rede Hoje

O produtor cultural Flávio Arvelos lançará, hoje, sexta-feira, (23/2), o documentário intitulado “Sua Benção – O ofício das benzedeiras, benzedores e ministros" . O evento acontece no auditório NPJ do Unicerp, com início às 19 horas e entrada franca.

O documentário retrata a importância cultural, os rituais, a história, a fé e o impacto na sociedade das benzedeiras, benzedores e pastores, com foco em Patrocínio, MG, mas também abrangendo diversas vertentes religiosas e pessoas de diferentes origens religiosas. Ele destaca os conhecimentos, práticas e tradições de cada grupo, ressaltando seu valor como patrimônio imaterial.

As religiões brasileiras são divididas em quatro principais matrizes: indígena, ocidental, oriental e africana, agrupando tradições com semelhanças e particularidades em suas origens e práticas.

A produção do documentário foi viabilizada por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), administrada pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conforme o Edital SMCT Nº 01/2023 – ARTIGO 6º INCISO I e III.

A obra foi dirigida e produzida por Flávio Arvelos, que enfrentou desafios para encontrar representantes dessas tradições em diversas religiões, resultando em seis meses de trabalho para a conclusão do projeto.

O vídeo estará disponível no YouTube com legendas e áudio descrição em breve.


Todas as notícias