Visita ao CEM constata que diariamente dezenas de beneficiários do Estado se deslocam para unidade contando com a sorte de conseguir atendimento.



Comissão constatou falta de médicos e dificuldades de acesso a vagas em consultas.
 Foto: Luiz Santana

Da redação da Rede Hoje

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo ao requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), investigou as condições de funcionamento do Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Ipsemg, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, localizado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Durante a visita na segunda-feira (19/2/24), foram identificados diversos problemas, incluindo carência de médicos, consultórios subutilizados e pacientes aguardando vagas para consultas.

Esta visita faz parte de uma série de atividades realizadas para avaliar as deficiências no atendimento prestado pelo Ipsemg aos seus beneficiários, que totalizam 205 mil na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sendo 90 mil apenas na capital. O CEM é responsável por consultas eletivas e pré-agendadas, ou seja, aquelas que não são urgentes.

Durante a visita, chamou a atenção a presença de beneficiários sem agendamento, vindos de longe, na esperança de aproveitar desistências para conseguir atendimento. Um exemplo é a professora aposentada do Estado, Walderez Rocha, que há meses aguarda uma consulta ginecológica para tratar de pólipos no útero. Ela viajou de Sete Lagoas, a 70 km da capital, em busca de uma vaga de última hora.

Além disso, foi observado que a rede conveniada do Ipsemg não consegue suprir a demanda, com relatos de recusas ou interrupções de atendimento. Por exemplo, o hospital conveniado de Sete Lagoas deixou de atender pelo Ipsemg há mais de um ano.


Pacientes madrugam no CEM em busca de uma vaga de consulta gerada por desistência de última hora. Foto: Luiz Santana

Os problemas no CEM foram admitidos pelo próprio gerente, Aldemar de Castro, que informou que, embora todos os 104 consultórios estejam em funcionamento, muitos têm horários ociosos devido à falta de pessoal. Ele espera que mais médicos sejam nomeados, incluindo os 42 aprovados em concurso desde novembro do ano passado.

A deputada Beatriz Cerqueira adiantou que cobrará providências à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para valorizar o potencial de atendimento do Ipsemg, incluindo a nomeação de mais médicos, com base nas informações e relatos obtidos durante a visita.


Com informações da assessoria de comunicação da ALEMG


Todas as notícias