Os casos estão aumentando, principalmente pelas chuvas, mas hábitos simples podem prevenir as doenças.

Evitar água parada é essencial para barrar a proliferação do mosquito. Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG


Da redação da Rede Hoje

Minas Gerais enfrenta uma crescente ameaça de epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com um aumento alarmante nos casos prováveis de dengue, chikungunya e zika entre 2022 e novembro de 2023, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde. O mosquito, responsável pela transmissão desses vírus, foi detectado em 97,8% dos municípios mineiros, tornando crucial a adoção de medidas para evitar sua proliferação.

Com a chegada da estação chuvosa e quente, o risco de contaminação e óbitos aumenta significativamente, destacando a importância de evitar água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, piscinas sem uso, entre outros. Medidas simples, como manter caixas d'água e lixeiras limpas e fechadas, evitar o acúmulo de lixo, manter reservatórios de ar-condicionado e geladeira secos, e virar baldes e garrafas de cabeça para baixo, são fundamentais na prevenção.


Os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como febre alta, dores nas articulações, fraqueza e manchas vermelhas pelo corpo, devem ser prontamente comunicados a um profissional de saúde.

Diante dessa preocupante situação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) iniciou uma campanha de utilidade pública para conscientizar a população sobre os perigos dessas doenças e a importância dos cuidados preventivos. A campanha, que se estende até 31 de março, visa alertar para a necessidade de ações individuais na redução dos focos do mosquito e na busca por assistência médica aos primeiros sinais de infecção.

A mensagem da ALMG visa atingir todos os municípios, especialmente aqueles mais afetados, incentivando o engajamento e a mobilização coletiva. A campanha inclui peças gráficas em mídias impressas e digitais, além de um vídeo a ser veiculado em emissoras de TV e online.



O cidadão deve ainda buscar ajuda médica, imediatamente, caso sinta algum dos principais sintomas:

  • febre alta
  • dores nas articulações
  • fraqueza
  • manchas vermelhas pelo corpo

Paralelamente, o governo federal disponibilizará a vacina contra a dengue, conhecida como Qdenga, nos postos de vacinação a partir de fevereiro. Inicialmente, a vacinação será direcionada aos grupos e regiões prioritárias, considerando a capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório Takeda, fabricante do imunizante. O ciclo completo de imunização requer duas doses e demonstra uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue após 12 meses da segunda dose, reduzindo também as hospitalizações em 90%.


Todas as notícias