O embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para consultas, em resposta à convocação feita por Israel para uma reprimenda ao Brasil

Da redação da Rede Hoje

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou o retorno ao Brasil do embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para consultas, em resposta à convocação feita por Israel para uma reprimenda ao Brasil. Isso ocorreu após Lula comparar a situação na Faixa de Gaza ao Holocausto, desencadeando uma crise diplomática entre os dois países.

Na segunda-feira (19), Frederico Meyer se reuniu com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, no Centro de Memória do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, em um encontro que foi acompanhado pela imprensa. Um diplomata classificou o gesto como um "show", já que normalmente advertências a embaixadores são feitas nas sedes das chancelarias.

Durante o encontro, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou que Lula é considerado uma "persona non grata" até que se retrate das declarações. Ele afirmou: "Não esqueceremos e não perdoaremos. Este é um grave ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos do Estado de Israel, informo ao presidente Lula que ele é uma pessoa indesejada no país até que se retrate."


Fonte: ICL Notícias


Todas as notícias