Em dados do Instituto Locomotiva e do Question Pro, 44% — que equivalem a aproximadamente 67,9 milhões de potenciais foliões — têm a intenção de aproveitar a festa

Annette| Pixabay


Da redação da Rede Hoje

Pesquisa indica que o Carnaval de 2024 promete uma participação mais expressiva dos brasileiros em comparação ao ano anterior. De acordo com dados do Instituto Locomotiva e do Question Pro, 44% dos entrevistados têm a intenção de aproveitar a festa, o que equivale a aproximadamente 67,9 milhões de potenciais foliões. Em contraste, em 2023, apenas 37% celebraram o Carnaval. A pesquisa também revela que 71% dos brasileiros planejam desembolsar quantias extras durante o feriado, impulsionando diversos setores da economia, como turismo, alimentação e bebidas.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destaca a importância econômica do Carnaval, enfatizando que o aumento nos gastos durante o feriado beneficiará principalmente os pequenos e médios negócios em diferentes áreas. Entre os principais itens de consumo previstos estão alimentação (83%), bebidas não alcoólicas (62%), transporte local (53%), bebidas alcoólicas (51%), ingressos para passeios (44%), fantasias ou adereços (34%) e ingressos para festas e abadás (32%).

Quanto às preferências de participação, 80% dos que planejam celebrar o Carnaval este ano optam por espaços públicos, com 64% planejando frequentar blocos de rua gratuitos, 33% shows gratuitos e 31% trios elétricos de rua gratuitos. Por outro lado, 27% planejam participar de blocos de rua pagos, 22% de festas na casa de amigos ou parentes, e 14% de desfiles de escolas de samba. Aqueles que não têm interesse na festa pretendem, em sua maioria, ficar em casa (49%), descansar (46%) ou trabalhar (17%) durante o feriado.

Em relação às viagens, 50% dos entrevistados, ou cerca de 75,6 milhões de pessoas, têm planos de viajar durante o feriado, sendo que 73% pretendem ir para a praia ou litoral. O meio de transporte mais utilizado será o carro próprio.

Por outro lado, a pesquisa revela que 70% das mulheres temem sofrer assédio durante o Carnaval, e 80% concordam que essa prática ainda persiste e cabe a todos combatê-la.

O estudo, que entrevistou 1.507 homens e mulheres com 18 anos ou mais em todo o país, foi realizado entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2024.


Com informações da GBR Comunicação


Todas as notícias