O Conselho Nacional do Café (CNC) esteve presente, representando a iniciativa privada e a produção do setor cafeeiro

Plataforma de rastreabilidade está sendo desenvolvida pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Serpro, com o apoio da Embrapa, CNA e CNC. Foto: reprodução

Da redação da Rede Hoje

O Governo brasileiro promoveu uma reunião para apresentar a plataforma AgroBrasil + Sustentável a representantes institucionais chineses, numa iniciativa liderada pela Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Renata Bueno Miranda.

Neste encontro, o Conselho Nacional do Café (CNC) esteve presente, atraves do presidente Silas Brasileiro, representando a iniciativa privada e a produção do setor cafeeiro, com o objetivo de acompanhar a demonstração da plataforma desenvolvida pelo Governo Brasileiro.

O foco principal foi explicar aos representantes chineses como o Brasil encara e busca se posicionar diante das demandas globais do mercado agrícola, ressaltando seu compromisso com a preservação ambiental, as mudanças climáticas e o apoio aos produtores locais para uma participação ativa no mercado e no desenvolvimento econômico.

A reunião, conduzida pela Dra. Renata Bueno Miranda, contou com a participação de importantes representantes, incluindo Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (Depros SDI/MAPA), Bruno Vilela, Superintendente de Relacionamento com Clientes de Negócios Estratégicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Felipe Spaniol, coordenador de Inteligência Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Durante a apresentação da plataforma, Bruno Brasil destacou os cinco princípios fundamentais que norteiam o projeto, incluindo a segurança dos dados por meio da tecnologia Blockchain, a adesão voluntária dos produtores, o custo zero para estes e suas cooperativas, além do suporte oferecido aos produtores, incluindo serviços de crédito.

Essa iniciativa visa não apenas garantir a integridade e eficiência dos dados sensíveis dos produtores, mas também promover a inclusão abrangente de todos os produtores, independentemente do porte ou segmento.

Ademais, representantes chineses manifestaram admiração pela legislação ambiental brasileira e expressaram interesse em colaborar para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e alinhadas com os padrões internacionais.

O evento reforçou a parceria entre Brasil e China e a importância de um diálogo bilateral na busca por soluções que atendam aos requisitos ambientais e sociais globais.

Além disso, o CNC destacou seu apoio à iniciativa desde o início e ressaltou a importância da padronização e universalização da plataforma, que será lançada oficialmente em julho de 2024.


Todas as notícias