Os casos confirmados de dengue em Minas Gerais aumentaram drasticamente em apenas uma semana, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)

A declaração de emergência destaca a importância de uma resposta coordenada e eficaz para proteger a população e mitigar os impactos dessas doenças transmitidas por mosquitos. Foto: Pixabay

Da Redação da Rede Hoje

Os casos confirmados de dengue em Minas Gerais aumentaram drasticamente em apenas uma semana, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aumento registrado foi de 103%, elevando o número de casos confirmados de 11.490 para 23.389 em um período de sete dias.

As mortes em investigação também aumentaram significativamente, passando de 14 para 35, representando um aumento de 150%, embora apenas um óbito tenha sido confirmado até o momento. O estado ainda tem 64.724 diagnósticos em estudo aguardando confirmação, um aumento considerável em relação aos 32.316 casos da semana anterior.

Além dos casos de dengue, o boletim desta segunda-feira também confirmou o primeiro caso de Zika no estado em 2024, com oito casos ainda sob investigação e nenhuma morte registrada.

A Chikungunya também apresentou um aumento nos números, com 6.682 casos em estudo e 6.206 confirmados, enquanto os óbitos permaneceram inalterados.

Essa crescente preocupante com as doenças transmitidas por mosquitos levou o estado a declarar situação de emergência no sábado (27), como resposta ao aumento dos casos de dengue e chikungunya.

A determinação para a situação de emergência, assinada pelo governador Romeu Zema (Novo), foi publicada no Diário Oficial do Estado, evidenciando a gravidade da situação.

Com o rápido aumento dos casos e a necessidade de medidas urgentes para conter a propagação das doenças, o governo estadual busca mobilizar recursos e esforços para enfrentar essa crise de saúde pública. A declaração de emergência destaca a importância de uma resposta coordenada e eficaz para proteger a população e mitigar os impactos dessas doenças transmitidas por mosquitos.


Todas as notícias