Prefeitura de La Unión, município onde ocorreu a tragédia com avião do time brasileiro, que amanhã (28) completa 7 anos, recebeu críticas de todos os lados

"Homenagem" feita às vítimas da Chapecoense em La Unión. Redes sociais/Reprodução

Por Henrique Rodrigues | Revista Fórum

Nesta terça-feira (28) a tragédia do voo LaMia 2933, que levava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana de 2016, completa 7 anos. Um dos maiores acidentes aéreos da história do esporte mundial, que deixou 71 pessoas mortas, entre atletas, comissão técnica, jornalistas e tripulação, o acidente será lembrado em várias partes do mundo, assim como homenagens serão rendidas às vítimas.

Só que a prefeitura da pequena La Unión, município onde o avião caiu, e que acabou ficando conhecido em todo o planeta, resolveu fazer uma “homenagem” que não é, digamos assim, de muito bom gosto. Na praça central da cidade, onde normalmente um presépio é montado para a época do Natal, uma reprodução grotesca do British Aerospace 146, “enterrado” de bico no chão, como se reproduzisse a aeronave espatifada pela colisão, foi montada em meio ao gramado do logradouro.

A réplica do avião, em La Unión, que seria uma "homenagem" às vítimas do voo LaMia 2933

Não é preciso dizer que a “homenagem” da administração local gerou críticas e indignação vindas de todos os lados. Os moradores da La Unión foram em massa às redes sociais reprovar a iniciativa da prefeitura e chamaram a atenção até para a falta de noção de terem colocado luzes pisca-pisca, típicas do Natal, no “monumento” macabro e “non sense”.

Com a gritaria, que também chegou às redes brasileiras, o prefeito de La Unión, Edgar Alexander Osorio, determinou a retirada da “homenagem” e publicou uma nota oficial se desculpando pela ideia descabida de simular o cenário da tragédia aérea.

Vale ressaltar que a intenção da decoração de Natal nunca foi ferir a sensibilidade da comunidade, mesmo assim, compreendemos e validamos o desconforto que foi causado, por isso pedimos desculpas”, começou dizendo Osorio.



O prefeito de La Unión, Edgar Alexander Osorio, determinou a retirada da “homenagem” e publicou uma nota oficial se desculpando. Reprodução do X

Tomei a decisão pensando nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória do acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui. Vai haver um evento religioso e atos institucionais, eles vêm sempre, fazem-no todos os anos. Se em algum momento alguém neste planeta se sentir ofendido, peço desculpas como prefeito”, completou ainda o prefeito.


Publicado originalmente no portal da Fórum


Todas as notícias