Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial destaca pontos de atenção e tratamento para o caso

Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial destaca pontos de atenção e tratamento para o caso – Foto:divulgação


Da Redação da Rede Hoje

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado hoje (27), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) chama a atenção para um diagnóstico oncológico pouco conhecido, mas nem por isso menos importante: o câncer na cavidade nasal.

A parte interna do nariz também pode ser alvo de tumores, que podem se desenvolver devido ao crescimento anormal de tecidos próprios dessa cavidade ou da área entre o nariz e a garganta, chamada rinofaringe. Essa situação pode provocar um conjunto de sintomas como entupimento nasal de um dos lados, sangramento, odor desagradável, secreção persistente, perda do olfato e dor facial.

Segundo André Alencar, médico especialista da Aborl-CCF, esses sinais destacam a importância da análise minuciosa de um especialista em otorrinolaringologia. "O diagnóstico de tumorações intranasais não é recorrente, mas não é raro. Esses tumores se dividem em duas categorias: malignos, que indicam câncer, e benignos (não cancerígeno), como os pólipos, que são crescimentos semelhantes a tumores na mucosa nasal, podendo ter origem inflamatória, infecciosa ou alérgica", destaca o médico.

Os sintomas que podem sinalizar a presença de tumores não são exclusivos dessa condição, podendo ser indicativos de outros problemas, como alterações estruturais internas do nariz ou infecções crônicas, o que enfatiza a necessidade de uma avaliação precisa por parte do especialista para que seja realizado o correto diagnóstico.

Além disso, a detecção de um tumor nasal é feito usando endoscopia nasal, uma técnica que utiliza uma fibra ótica conectada a uma câmera para examinar a estrutura interna. Uma biópsia determina o tipo de tumor - se maligno ou benigno -, e em alguns casos, são utilizadas ressonância magnética ou tomografia computadorizada para avaliar sua extensão.

De acordo com o especialista da ABORL-CCF, tumores podem surgir em um ou até mesmo em ambos os lados do nariz. É crucial que qualquer pessoa com obstrução ou dificuldade respiratória crônica pelo nariz consulte um otorrinolaringologista, que realizará exames específicos

Tratamento

A cirurgia é o método mais comum, tendo como objetivo remover o tumor preservando as funções de fala, respiração, mastigação e deglutição do paciente. Segundo André, a escolha da cirurgia depende do tipo e da extensão do tumor.

"Existem técnicas simples e outras mais complexas, que podem exigir um tempo maior de recuperação e, em alguns casos, tratamentos adicionais. Portanto, é o médico otorrinolaringologista que determinará o plano de tratamento caso a caso", finaliza.

Cavalgada do Amor

Por falar em dia de combate ao cãncer, nesta terça-feira, 28/11, em Brejo Bonito, a partir de 15h, haverá a “Cavalgada do Amor” para arrecadar recursos para as obras do Hospitl do Câncer de Patrocínio.


Todas as notícias