A professora do IFTM Patrocínio, Bianca Gonçalves, que está a frente da pró-reitoria do IFTM em Uberaba, esteva presente representando a reitora Déborah Santesso Bonnas.


A
professora Bianca Gonçalves com o presidente Lula. Foto: divulgação

Da redação da Rede Hoje


Segundo a Rede Hoje apurou, a professora do IFTM Patrocínio, Bianca Gonçalves, foi a Brasília, nesta terça, 21/11, na cerimônia de afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Esteve no Distrito Federal representando a reitora Déborah Santesso Bonnas. O governo federal vai investir cerca de R$ 3 bilhões em quatro anos para ampliar o acesso, a permanência, participação e a aprendizagem de estudantes com algum tipo de deficiência em escolas comuns, além de formação de educadores.

Bianca Gonçalves é paulista, mas está em Patrocínio há 15 anos. Nesse momento, dá aula uma vez por semana no IFTM de Patrocínio, mas em 2024 estará em tempo integral na cidade, visto que o cargo na pró-reitoria em Uberaba vence em dezembro. 

Segundo Bianca Gonçalves "estar presente a essa cerimônia coroa a gestão Déborah Bonnas, o empenho e comprometimento de todas e todos do IFTM, que nesse ano conseguiu bater o recorde de recurso advindo de captação externas a LOA — Lei Orçamentária Anual (LOA) — somando recursos do governo e de parlamentares de diversos partidos. O total será divulgado em breve pela reitora,” explicou

O professora Bianca disse que estar em Brasília para agradecer a ministros, parlamentares e ao presidente Lula, foi muito importante. Ela mostra “gratidão, alegria e certa de que fizemos o nosso melhor”

Completando, a pró-reitora do IFTM disse que traz essa informação a toda “a comunidade do IFTM, ao povo do triângulo mineiro e a querida Patrocínio que também tem recebido recursos do governo federal e com certeza, nos próximos anos, receberá muito mais para possibilitar desenvolvimento social e econômico de forma responsável e sustentável", concluiu




O que é

O governo federal vai investir cerca de R$ 3 bilhões em quatro anos para ampliar o acesso, a permanência, participação e a aprendizagem de estudantes com algum tipo de deficiência em escolas comuns, além de formação de educadores. As ações estão previstas no Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que foi lançado nesta terça-feira (21).

A meta é chegar ao fim de 2026 com mais de 2 milhões de estudantes da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil. O Plano tem quatro eixos: Expansão do Acesso, Qualidade e Permanência, Produção de Conhecimento e Formação.

O governo também quer dobrar o número de escolas que recebem recursos para Salas de Recursos Multifuncionais, passando dos atuais 36% para 72% dos estabelecimentos. Também estão entre os objetivos a criação de 27 observatórios de monitoramento e o lançamento de 6 editais para pesquisadores com deficiência.


Todas as notícias