Como a tabela marcou o confronto do Patrocinense com o Cruzeiro em Patrocínio este ano, é muito provável que o adversário de 2024 com o mando de campo do CAP seja o Atlético-MG.

Patrociense x Atlético-MG

O jogo de 2019, no dia 9 de março, em Patrocínio, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG venceu por 1 a 0, gol de Alerrandro, aos 46 minutos do segundo tempo. - Divulgação/Twitter

Da Redação da Rede Hoje

A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu a data do arbitral do Módulo I (primeira divisão) Campeonato Mineiro para o fim de novembro. Segundo o presidente da FMF, Adriano Aro, a entidade recebeu o calendário do futebol elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que destaca o começo dos estaduais para o fim de semana dos dias 20 e 21 de janeiro do ano que vem.

"Dessa forma, hoje fizemos a convocação do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sicoob 2024, que vai ser realizado no dia 28 de novembro, às 14h30 no estádio Mineirão. Ali, clubes e Federação vão discutir e debater todas as regras e normas que serão válidas para o Mineiro Sicoob de 2024", afirmou em entrevista a Rádio Itatiaia de Belo Horizonte.

Estão convocados 12 clubes participantes: América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Ipatinga, Itabirito, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG. Segundo o calendário divulgado pela CBF, os Estaduais serão disputados de 21/01 a 07/04

O Atlético-MG defende o tetracampeonato estadual. A novidade deste ano é o novato Itabirito, que vai disputar a elite estadual pela primeira vez. Ele foi o campeão do Módulo II deste ano, tendo como vice o Uberlândia, outro que disputará a elite.

Todos os anos anteriores, os clubes da capital são revezados na tabela para jogos com os do interior. Como este ano (2023) a tabela marcou o confronto do Patrocinense com o Cruzeiro no estádio Pedro Alves é muito provável que o adversário de 2024 entre os grandes com o mando de campo do CAP seja o Atlético-MG.

Televisão

O Campeonato Mineiro 2024 será transmitido pela Globo, com exclusividade, após acordo com a Federação Mineira de Futebol e os clubes. As partidas do Estadual 2024 vão ser veiculadas na TV Globo, Premiere, sportv e também no ge.

Os jogos dos clubes do interior que não envolvam Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG, novamente deverão ser liberados pela Globo e a FMF deverá voltar transmitir pela Futebol Mineiro , o canal de streaming da Federação ou repassar esse direito. No ano passado a FMF repassou esse direito para a Nsports. Porém, no campeonato de 2024, a FMFTV (Futebol Mineiro) tem grande possibilidade de assumir a cobertura. Nesta caso, a Rede Hoje seria a responsável pela cobertura em Patrocínio, subordinada à entidade. Mas, até agora, nada está confirmado.




Taça do Campeonato Mineiro — Foto: Gilson Junio/AGIF

Regulamento

O regulamento da edição de 2023 deverá ser mantido para 2024, com os 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, eles enfrentam as equipes de outros grupos, com cada um dos participantes realizando oito jogos cada um.

O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado entre os grupos passam à semifinal. Na fase de mata-mata, os times de melhor campanha terão vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Ipatinga, Itabirito, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG, estarão presentes no arbitral do dia 28 de novembro.


Com informações do G1 e Rádio Itataia


Todas as notícias