Duas mulheres foram à Câmara Municipal de Patrocínio nesta terça-feira (26) e cobraram firmeza, decisão e explicações de autoridades


Luzia Fátima Santos de Paiva, falou sobre assuntos da Educação, especialmente de Municipalização de Escolas - Fotos: Divulgação CMP/Alex Guimarães

Da redação da Rede Hoje

Duas mulheres foram ao “Grande Expediente” da Câmara Municipal de Patrocínio, nesta terça-feira (26) e colocaram de maneira forte e segura, suas posições como cidadãs. Cobraram da Casa e do Governo Municipal melhorias no transporte público municipal e criticaram a municipalização das escolas da rede estadual. Foi aprovado — em primeira discussão e votação — o Processo de Lei que denomina de José Novaes o Posto Avançado de Coleta de Sangue em Patrocínio – Pace Hemominas, de autoria do prefeito Deiró Marra.

Luzia Fátima Santos de Paiva, falou sobre assuntos da Educação, especialmente de Municipalização de Escolas. Criticou a falta de prédios escolares para abrigar tanto alunos, cobrou sobre a situação dos funcionários estaduais, falou da diferença entre o que é oferecido para estudantes do município e do estado e perguntou: "o que está acontecendo no cenário educacional de Patrocínio que não dá segurança ao servidor?". Disse que muitos servidores foram aproveitados nas escolas como PEUB — Professor para o Ensino de Uso da Biblioteca (PEUB)/Mediador de Leitura, utilizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para preencher vagas nas escolas estaduais — e professores perderam salários. Sujeitaram a perder rendimento.

Como o assunto é sério, Rede Hoje está preparando reportagem para o seu canal no Youtube a respeito.



Terezinha Maria da Cunha reclamou do atendimento do transporte público municipal e deu exemplos de como aconteceFotos: Divulgação CMP/Alex Guimarães

Terezinha Maria da Cunha que falou sobre o atendimento do transporte público municipal — onibus lotados e que telefonou na concionária para reclamar e o funcionário da empresa Viação Cidade de Paraíso sugeriu que ela fosse de Uber. Outra reclamação é que o repasse de recursos do Fundo Municipal do Idoso para o Hospital do Câncer e reclamou também da aplicação do Projeto Minha Casa, Minha Vida em Patrocínio.

Em ambos os casos, as cidadãs foram muito incisivas cobrando das autoridades posturas mais contundentes — tanto dos vereadores, quanto do executivo municipal — na resolução dos problemas da cidade.

Autistas

Na 30ª Reunião Ordinária, foram apresentadas, sem discussão, proposições e encaminhadas às Comissões Permanentes para emissão do parecer, o Processo de Lei nº 725/2023 que Dispõe sobre a criação do cadastro único das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do município de Patrocínio, autoria do vereador Thiago Malagoli;
O Processo de Lei nº 728/2023 que institui a gratuidade de acompanhante para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no transporte público municipal, de autoria da vereadora Adriana de Paula;
Processo de Lei nº 730/2023 que Denomina de Maria Sudária de Castro Silva a escola municipal localizada no Bairro Santa Terezinha, autoria do vereador Ricardo Balila.

A implantação de informações relacionadas às emendas parlamentares que destinam recursos ao município de Patrocínio, de autoria do vereador Thiago Malagoli teve mantido o Veto Total a Proposição de Lei nº 452/2023 (PCL nº 690/2023), por 3 votos contrários e 7 votos favoráveis, em discussão e votação única.

José Novaes

Foi aprovado — em primeira discussão e votação — o Processo de Lei nº 727/2023 (PL nº 42/2023) que denomina de José Novaes o Posto Avançado de Coleta de Sangue em Patrocínio – Pace Hemominas, de autoria do prefeito Deiró Marra.

Foram dirigidas ao prefeito, as vindicações de números 1827/2023 a 1841/2023 e moções de números 500/2023 e 501/2023, de vereadores e vereadoras.


Da redação da Rede Hoje com informações de Alex Guimarães Machado / Ascom CMP


 

Todas as notícias