Não haveria melhor forma de homenagear Olga Barbosa que dando a uma escola o nome dela; o CIEM tem 930m² de área construída, vai atender mais de 100 crianças de 0 a 4 anos



Vista do Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Olga Barbosa”. Crédito: Ascom/PMP
Da redação da Rede Hoje

O Governo Municipal entregou à comunidade na noite de sexta-feira (22), o Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Olga Barbosa”. Localizado na esquina da Avenida Dom José André Coimbra com Rua Elmiro Alves, este novo CEIM, com 930m² de área construída, vai atender mais de 100 crianças de 0 a 4 anos.

Não haveria melhor forma de homenagear Olga Barbosa dando a uma escola o nome dela. As sobrinhas da professora Valma, Vanilda e Vânia elogiaram a beleza do prédio e relataram parte da história da importante educadora do município. Valma Barbosa, em um discurso emocionado, agradeceu pela homenagem.

Quem foi Olga Barbosa

Para o leitor tomar conhecimento de quem foi a mestre Olga Barbosa, a redação recorre a uma crônica de Eustáquio Amaral na sua coluna semanal na Rede Hoje, escrita em maio de 2021. Como professora, durante 38 anos, no Ginásio Dom Lustosa, “Olga Barbosa é um exemplo de mestre. Grande mestre”, diz Eustáquio.

Olga Barbosa nasceu em 12/9/1923. Viveu apenas pela educação. Não teve filhos. Viveu como gostava: solteira. Aos 82 anos de idade, faleceu em 3 de março de 2006, de maneira trágica (assassinada em sua casa).

Nos anos 30, foi aluna do Grupo Escolar Honorato Borges. E depois, fez o então curso colegial (inclusive o Normal) no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Sempre como destaque escolar. No começo da década de 40, tornou-se a primeira professora do Curso de Admissão no Ginásio Dom Lustosa. A partir daí, virou docente no ginásio, onde a maioria dos professores era composta por padres holandeses. Olga dedicou-se à cadeira/disciplina de História. Também deu aulas de Português. Olga Barbosa terminou a sua caminhada educacional como diretora da escola, que vivenciou por 38 anos: Ginásio Dom Lustosa.

Escritora

Olga Barbosa escreveu ‘Dom Lustosa, Seus Tempos Áureos’. A primeira versão do livro ocorreu em 1989. Depois, houve a edição manuscrita. E finalmente, em 1991, a edição impressa definitiva. O livro sintetiza o nascimento da escola em 1925 e seu apogeu até 1967, quando foi criado o 2º grau (ensino médio), com o denominado Curso Científico. Nessa ocasião, sob a direção do engenheiro Olímpio Garcia Brandão”, conta Eustáquio Amaral na Primeira Coluna citada na abertura desta reportagem.

Em 27 de maio de 1994, professora Olga Barbosa tomou posse na cadeira nº 9 da Academia Patrocinense de Letras — APL, cujo patrono é o Padre Mathias Von Rooy, holandês, o primeiro diretor do educandário. Olga ocupou a cadeira nº 9 deixada pelo imortal e criador da APL médico poeta Michel Wadhy, falecido em 30/4/1985.

O patrocinense Maurício Barros, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas, aposentado, lamentou, quando da morte da educadora: “Fui seu aluno, no Colégio Professor Olímpio dos Santos, nos anos 60, no tempo em que ali lecionaram outros grandes professores, como Franklin Botelho, Líria Lassi Capuano, Irma Carvalho, Sebastião Cirilo e Laga Wadhy, liderados pelo também inesquecível Abdias Alves Nunes. Na mesma época, Ana, minha mulher, também foi aluna de todos eles...” disse o desembargador ao colunista Eustáquio Amaral.

Homenagens

Por algumas vezes, a Câmara Municipal destacou e homenageou Olga Barbosa. O presidente José Rodrigues de Souza prestou homenagem à professora, por redação isenta sobre a Câmara Municipal, em 1994. A Casa da Cultura no ano 2000, a Escola Estadual Dom Lustosa em1977 e o Rotary Club Brumado dos Pavões (concedeu-lhe honra ao mérito em 1998), todos reconheceram na Professora Olga, méritos. No diploma recebido pela mestre, oferecido pelo Dom Lustosa há a inscrição: “Você ajudou a construir a nossa história.”

Na inauguração

No pronunciamento durante a inauguração da sexta-feira, o prefeito Deiró Marra destacou a alegria de poder homenagear sua ex-professora. “Tenho muita satisfação enquanto gestor público de poder investir em educação. Tenho certeza que todas as crianças que passarem pelo Olga Barbosa terão atenção, carinho, cuidado e muita dedicação”, afirmou o Prefeito.



Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Vereador Leandro Caixeta (autor da indicação da obra), os vereadores Natanael Diniz (autor da indicação do projeto de lei), Adriana de Paula, Salitre, Raquel Rezende, Roberto Margari, Valtinho e Paulinho Peúca; o secretário de educação Emerson Caixeta, o secretário de obras Wellington Fernandes (Mamazão), a coordenadora Ariany Pinheiro, a Superintendente de Ensino Letícia Borges Marra Soares, demais secretários, autoridades e comunidade escolar.


Da redação da Rede Hoje com informações da Comunicação da PMP e da “Primeira Coluna” assinada por Eustáquio Amaral


Todas as notícias